Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA EDUCAÇÃO EM DEBATE: OPORTUNIDADE DE DIÁLOGO PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126088
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2713
    "inscrito_id" => 9440
    "titulo" => "PROGRAMA EDUCAÇÃO EM DEBATE: OPORTUNIDADE DE DIÁLOGO PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de pautar a difusão de conhecimento voltada para a formação de profissionais da educação e dos cidadãos por meio da reflexão sobre o programa "Educação em Debate”, produção da EducaTV Campinas - canal de televisão aberto, 12.2, da Secretaria Municipal de Educação, com programação educativa e alcance para Campinas e outras 47 cidades, redes sociais e streaming Educaflix. A produção do “Educação em Debate” aliada-se ao objetivo de promover a democratização do acesso a informações e conhecimentos, , ancorada no princípio de que a educação, direito público e subjetivo, deve prover o acesso ao conhecimento, essencial para a formação cidadã. Neste sentido, a comunicação, através de um estudo qualitativo, de pesquisa bibliográfica e exploratório contribui para a defesa do direito à Educação ao refletir os modos pelos quais o programa “Educação em Debate” divulga conhecimentos com linguagem acessível, cenário descontraído de conversa, no qual os participantes convidam os telespectadores para reflexão. Baseado em legislações educacionais - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996), documentos curriculares, a exemplo das Diretrizes Curriculares Municipais (Campinas, 2013) e da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2025) e na Estratégia Brasileira de Educação Midiática (Brasil, 2023), esta comunicação expressa que um dos efeitos do programa “Educação em Debate” é potencializar a promoção da democratização do acesso a conhecimentos produzidos por meio da modalidade de educação não formal e sobre ela constituir um modo viável e efetivo de garantir o acesso à educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, bem como constituir uma estratégia de educação midiática para para cidadãos e cidadãs das comunidades e territórios locais, bem como de contextos de vida mais gerais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9440_TB2713_14102025161838.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIS ROBERTA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIS"
    "autor_email" => "francis.jesus@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126088
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2713
    "inscrito_id" => 9440
    "titulo" => "PROGRAMA EDUCAÇÃO EM DEBATE: OPORTUNIDADE DE DIÁLOGO PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de pautar a difusão de conhecimento voltada para a formação de profissionais da educação e dos cidadãos por meio da reflexão sobre o programa "Educação em Debate”, produção da EducaTV Campinas - canal de televisão aberto, 12.2, da Secretaria Municipal de Educação, com programação educativa e alcance para Campinas e outras 47 cidades, redes sociais e streaming Educaflix. A produção do “Educação em Debate” aliada-se ao objetivo de promover a democratização do acesso a informações e conhecimentos, , ancorada no princípio de que a educação, direito público e subjetivo, deve prover o acesso ao conhecimento, essencial para a formação cidadã. Neste sentido, a comunicação, através de um estudo qualitativo, de pesquisa bibliográfica e exploratório contribui para a defesa do direito à Educação ao refletir os modos pelos quais o programa “Educação em Debate” divulga conhecimentos com linguagem acessível, cenário descontraído de conversa, no qual os participantes convidam os telespectadores para reflexão. Baseado em legislações educacionais - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996), documentos curriculares, a exemplo das Diretrizes Curriculares Municipais (Campinas, 2013) e da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2025) e na Estratégia Brasileira de Educação Midiática (Brasil, 2023), esta comunicação expressa que um dos efeitos do programa “Educação em Debate” é potencializar a promoção da democratização do acesso a conhecimentos produzidos por meio da modalidade de educação não formal e sobre ela constituir um modo viável e efetivo de garantir o acesso à educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, bem como constituir uma estratégia de educação midiática para para cidadãos e cidadãs das comunidades e territórios locais, bem como de contextos de vida mais gerais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9440_TB2713_14102025161838.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIS ROBERTA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIS"
    "autor_email" => "francis.jesus@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de pautar a difusão de conhecimento voltada para a formação de profissionais da educação e dos cidadãos por meio da reflexão sobre o programa "Educação em Debate”, produção da EducaTV Campinas - canal de televisão aberto, 12.2, da Secretaria Municipal de Educação, com programação educativa e alcance para Campinas e outras 47 cidades, redes sociais e streaming Educaflix. A produção do “Educação em Debate” aliada-se ao objetivo de promover a democratização do acesso a informações e conhecimentos, , ancorada no princípio de que a educação, direito público e subjetivo, deve prover o acesso ao conhecimento, essencial para a formação cidadã. Neste sentido, a comunicação, através de um estudo qualitativo, de pesquisa bibliográfica e exploratório contribui para a defesa do direito à Educação ao refletir os modos pelos quais o programa “Educação em Debate” divulga conhecimentos com linguagem acessível, cenário descontraído de conversa, no qual os participantes convidam os telespectadores para reflexão. Baseado em legislações educacionais - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996), documentos curriculares, a exemplo das Diretrizes Curriculares Municipais (Campinas, 2013) e da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2025) e na Estratégia Brasileira de Educação Midiática (Brasil, 2023), esta comunicação expressa que um dos efeitos do programa “Educação em Debate” é potencializar a promoção da democratização do acesso a conhecimentos produzidos por meio da modalidade de educação não formal e sobre ela constituir um modo viável e efetivo de garantir o acesso à educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, bem como constituir uma estratégia de educação midiática para para cidadãos e cidadãs das comunidades e territórios locais, bem como de contextos de vida mais gerais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.