A INTEGRAÇÃO ENTRE O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HUMANIZADORA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126095 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2724 "inscrito_id" => 8328 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO ENTRE O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HUMANIZADORA" "resumo" => "A crescente diversidade de estudantes exige abordagens inclusivas e humanizadoras. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) (CAST, 2018), busca garantir acessibilidade ao ensino por meio da flexibilização curricular e pedagógica, enquanto a Educação Socioemocional (ESE) (CASEL, 2020) desenvolve competências emocionais e sociais essenciais para o aprendizado e o bem-estar dos alunos. A integração dessas abordagens pode fortalecer práticas educacionais inovadoras, tornando o ambiente escolar acessível e equitativo. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o DUA e a ESE, analisando como essas abordagens são aplicadas conjuntamente na prática educacional e quais são suas contribuições para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva e humanizadora. A presente pesquisa, realizada no mês de Fevereiro de 2025, é qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009;), baseada em uma revisão integrativa da literatura (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Analisou-se estudos publicados entre 2020 e 2024, no qual foram encontrados cinco artigos sobre o tema, mas apenas três atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os estudos analisados indicam que o DUA amplia a acessibilidade ao ensino, permitindo que alunos com diferentes perfis tenham sucesso acadêmico. Paralelamente, a ESE promove o desenvolvimento de habilidades como empatia, autorregulação e colaboração, impactando positivamente o desempenho escolar e as relações interpessoais. Pesquisas em neurociências ressaltam que a emoção desempenha um papel essencial no aprendizado, influenciando atenção, memória e motivação. Apesar dos benefícios, desafios como a necessidade de formação docente contínua e a criação de materiais pedagógicos acessíveis foram identificados. Conclui-se que a combinação entre DUA e ESE potencializa práticas educacionais equitativas e eficazes, mas demanda investimentos e planejamento adequado. O estudo contribui para a reflexão sobre estratégias que promovam uma educação inclusiva e humanizadora, evidenciando a importância de políticas que favoreçam a diversidade e o desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8328_TB2724_30102025221836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaradeoliver23@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126095 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2724 "inscrito_id" => 8328 "titulo" => "A INTEGRAÇÃO ENTRE O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HUMANIZADORA" "resumo" => "A crescente diversidade de estudantes exige abordagens inclusivas e humanizadoras. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) (CAST, 2018), busca garantir acessibilidade ao ensino por meio da flexibilização curricular e pedagógica, enquanto a Educação Socioemocional (ESE) (CASEL, 2020) desenvolve competências emocionais e sociais essenciais para o aprendizado e o bem-estar dos alunos. A integração dessas abordagens pode fortalecer práticas educacionais inovadoras, tornando o ambiente escolar acessível e equitativo. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o DUA e a ESE, analisando como essas abordagens são aplicadas conjuntamente na prática educacional e quais são suas contribuições para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva e humanizadora. A presente pesquisa, realizada no mês de Fevereiro de 2025, é qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009;), baseada em uma revisão integrativa da literatura (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Analisou-se estudos publicados entre 2020 e 2024, no qual foram encontrados cinco artigos sobre o tema, mas apenas três atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os estudos analisados indicam que o DUA amplia a acessibilidade ao ensino, permitindo que alunos com diferentes perfis tenham sucesso acadêmico. Paralelamente, a ESE promove o desenvolvimento de habilidades como empatia, autorregulação e colaboração, impactando positivamente o desempenho escolar e as relações interpessoais. Pesquisas em neurociências ressaltam que a emoção desempenha um papel essencial no aprendizado, influenciando atenção, memória e motivação. Apesar dos benefícios, desafios como a necessidade de formação docente contínua e a criação de materiais pedagógicos acessíveis foram identificados. Conclui-se que a combinação entre DUA e ESE potencializa práticas educacionais equitativas e eficazes, mas demanda investimentos e planejamento adequado. O estudo contribui para a reflexão sobre estratégias que promovam uma educação inclusiva e humanizadora, evidenciando a importância de políticas que favoreçam a diversidade e o desenvolvimento integral dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8328_TB2724_30102025221836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaradeoliver23@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }