Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTEGRAÇÃO ENTRE O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HUMANIZADORA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A crescente diversidade de estudantes exige abordagens inclusivas e humanizadoras. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) (CAST, 2018), busca garantir acessibilidade ao ensino por meio da flexibilização curricular e pedagógica, enquanto a Educação Socioemocional (ESE) (CASEL, 2020) desenvolve competências emocionais e sociais essenciais para o aprendizado e o bem-estar dos alunos. A integração dessas abordagens pode fortalecer práticas educacionais inovadoras, tornando o ambiente escolar acessível e equitativo. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o DUA e a ESE, analisando como essas abordagens são aplicadas conjuntamente na prática educacional e quais são suas contribuições para o fortalecimento de uma educação mais inclusiva e humanizadora. A presente pesquisa, realizada no mês de Fevereiro de 2025, é qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009;), baseada em uma revisão integrativa da literatura (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Analisou-se estudos publicados entre 2020 e 2024, no qual foram encontrados cinco artigos sobre o tema, mas apenas três atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os estudos analisados indicam que o DUA amplia a acessibilidade ao ensino, permitindo que alunos com diferentes perfis tenham sucesso acadêmico. Paralelamente, a ESE promove o desenvolvimento de habilidades como empatia, autorregulação e colaboração, impactando positivamente o desempenho escolar e as relações interpessoais. Pesquisas em neurociências ressaltam que a emoção desempenha um papel essencial no aprendizado, influenciando atenção, memória e motivação. Apesar dos benefícios, desafios como a necessidade de formação docente contínua e a criação de materiais pedagógicos acessíveis foram identificados. Conclui-se que a combinação entre DUA e ESE potencializa práticas educacionais equitativas e eficazes, mas demanda investimentos e planejamento adequado. O estudo contribui para a reflexão sobre estratégias que promovam uma educação inclusiva e humanizadora, evidenciando a importância de políticas que favoreçam a diversidade e o desenvolvimento integral dos estudantes.

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