INTEGRANDO SABERES: A PRODUÇÃO TEXTUAL INTEGRADA AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126098 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2727 "inscrito_id" => 10042 "titulo" => "INTEGRANDO SABERES: A PRODUÇÃO TEXTUAL INTEGRADA AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS" "resumo" => "Na disciplina Leitura e Produção Textual, ministrada para os alunos do Curso de Matemática,mostramos as possibilidades de uma aprendizagem interdisciplinar, onde aprende-se a valorizar a importância , do ensino da Língua Portuguesa por meio da produção textual para compreensão matemática. O estudo interdisciplinar de Matemática e Língua Portuguesa, para os alunos é desafiador ,pois ao explorar a geometria no ambiente escolar, integrando aos conhecimentos matemáticos motivando-os a praticar habilidades linguísticas fomentando a criatividade. A situação problema proposta envolve a identificação e descrição de figuras geométricas planas presentes no ambiente escolar, em seguida a resolução de problemas práticos relacionados ao cálculo de áreas dessas figuras. Os objetivos específicos da aula incluirão a identificação e descrição das características das figuras geométricas, a resolução de problemas práticos, estimulando a produção de textos criativos relacionando formas geométricas com emoções, o uso de recursos linguísticodiscursivos e a integração da Matemática com a Língua Portuguesa. A metodologia adotada foram atividades de observação, resolução de problemas, escrita criativa, discussão em grupo e aplicação prática, utilizando recursos como o livro didático, o Tangram e materiais de escrita. A avaliação será realizada considerando a capacidade dos alunos em identificar figuras geométricas, resolver problemas, produzir textos criativos e também participar ativamente aplicando os conhecimentos de forma prática e criativa. O principal objetivo da aula é promover a integração entre os conhecimentos matemáticos e linguísticos dos alunos, estimulando sua criatividade, percepção visual e expressão escrita por meio da exploração da geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10042_TB2727_30102025214652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA NONATA REIS LOBÃO" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "didi.uema@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126098 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2727 "inscrito_id" => 10042 "titulo" => "INTEGRANDO SABERES: A PRODUÇÃO TEXTUAL INTEGRADA AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS" "resumo" => "Na disciplina Leitura e Produção Textual, ministrada para os alunos do Curso de Matemática,mostramos as possibilidades de uma aprendizagem interdisciplinar, onde aprende-se a valorizar a importância , do ensino da Língua Portuguesa por meio da produção textual para compreensão matemática. O estudo interdisciplinar de Matemática e Língua Portuguesa, para os alunos é desafiador ,pois ao explorar a geometria no ambiente escolar, integrando aos conhecimentos matemáticos motivando-os a praticar habilidades linguísticas fomentando a criatividade. A situação problema proposta envolve a identificação e descrição de figuras geométricas planas presentes no ambiente escolar, em seguida a resolução de problemas práticos relacionados ao cálculo de áreas dessas figuras. Os objetivos específicos da aula incluirão a identificação e descrição das características das figuras geométricas, a resolução de problemas práticos, estimulando a produção de textos criativos relacionando formas geométricas com emoções, o uso de recursos linguísticodiscursivos e a integração da Matemática com a Língua Portuguesa. A metodologia adotada foram atividades de observação, resolução de problemas, escrita criativa, discussão em grupo e aplicação prática, utilizando recursos como o livro didático, o Tangram e materiais de escrita. A avaliação será realizada considerando a capacidade dos alunos em identificar figuras geométricas, resolver problemas, produzir textos criativos e também participar ativamente aplicando os conhecimentos de forma prática e criativa. O principal objetivo da aula é promover a integração entre os conhecimentos matemáticos e linguísticos dos alunos, estimulando sua criatividade, percepção visual e expressão escrita por meio da exploração da geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10042_TB2727_30102025214652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA NONATA REIS LOBÃO" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA" "autor_email" => "didi.uema@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }