O PLANEJAMENTO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126106 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2740 "inscrito_id" => 4594 "titulo" => "O PLANEJAMENTO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA" "resumo" => "O planejamento colaborativo contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias para a implementação de práticas inclusivas na escola. O estudo desse tema faz parte das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI) e pelo Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão (EPEDIN), ambos vinculados à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus União da Vitória. Para que a escola seja realmente inclusiva, ela necessita dispor de recursos e estratégias que garantem o direito à educação de qualidade para todos(as), respeitando e valorizando as diferenças existentes. Nessa perspectiva, o seguinte questionamento permeia a pesquisa: Como o planejamento colaborativo pode promover a participação ativa de todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de ensino-aprendizagem? Definimos como objetivo principal compreender a implementação do planejamento colaborativo como uma estratégia eficaz para fomentar a inclusão, oportunizando a participação de todos(as) no desenvolvimento de um processo equitativo no ambiente escolar. A metodologia empregada para esta pesquisa foi a análise bibliográfica dos(as) autores(as) Roldão, Damiani, Libâneo, Glat, Pletsch, Mendes, entre outros(as), que abordam o tema. O planejamento colaborativo envolve a participação conjunta na elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas. Trata-se de uma prática que considera as diferenças no processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, promovendo a acessibilidade ao currículo. Para tanto, implementar o planejamento colaborativo implica em dispor de tempos e espaços para discussões conjuntas, em um movimento de corresponsabilidade entre todos(as) os(as) envolvidos(as) neste processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4594_TB2740_30102025212632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELE REGIANE GROSSKLAUS SENFF" "autor_nome_curto" => "JOSIELE" "autor_email" => "681494@profe.sed.sc.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126106 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2740 "inscrito_id" => 4594 "titulo" => "O PLANEJAMENTO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA" "resumo" => "O planejamento colaborativo contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias para a implementação de práticas inclusivas na escola. O estudo desse tema faz parte das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI) e pelo Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão (EPEDIN), ambos vinculados à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus União da Vitória. Para que a escola seja realmente inclusiva, ela necessita dispor de recursos e estratégias que garantem o direito à educação de qualidade para todos(as), respeitando e valorizando as diferenças existentes. Nessa perspectiva, o seguinte questionamento permeia a pesquisa: Como o planejamento colaborativo pode promover a participação ativa de todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de ensino-aprendizagem? Definimos como objetivo principal compreender a implementação do planejamento colaborativo como uma estratégia eficaz para fomentar a inclusão, oportunizando a participação de todos(as) no desenvolvimento de um processo equitativo no ambiente escolar. A metodologia empregada para esta pesquisa foi a análise bibliográfica dos(as) autores(as) Roldão, Damiani, Libâneo, Glat, Pletsch, Mendes, entre outros(as), que abordam o tema. O planejamento colaborativo envolve a participação conjunta na elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas. Trata-se de uma prática que considera as diferenças no processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, promovendo a acessibilidade ao currículo. Para tanto, implementar o planejamento colaborativo implica em dispor de tempos e espaços para discussões conjuntas, em um movimento de corresponsabilidade entre todos(as) os(as) envolvidos(as) neste processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4594_TB2740_30102025212632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELE REGIANE GROSSKLAUS SENFF" "autor_nome_curto" => "JOSIELE" "autor_email" => "681494@profe.sed.sc.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }