Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PLANEJAMENTO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O planejamento colaborativo contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias para a implementação de práticas inclusivas na escola. O estudo desse tema faz parte das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas (GPEPI) e pelo Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão (EPEDIN), ambos vinculados à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus União da Vitória. Para que a escola seja realmente inclusiva, ela necessita dispor de recursos e estratégias que garantem o direito à educação de qualidade para todos(as), respeitando e valorizando as diferenças existentes. Nessa perspectiva, o seguinte questionamento permeia a pesquisa: Como o planejamento colaborativo pode promover a participação ativa de todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de ensino-aprendizagem? Definimos como objetivo principal compreender a implementação do planejamento colaborativo como uma estratégia eficaz para fomentar a inclusão, oportunizando a participação de todos(as) no desenvolvimento de um processo equitativo no ambiente escolar. A metodologia empregada para esta pesquisa foi a análise bibliográfica dos(as) autores(as) Roldão, Damiani, Libâneo, Glat, Pletsch, Mendes, entre outros(as), que abordam o tema. O planejamento colaborativo envolve a participação conjunta na elaboração de estratégias pedagógicas inclusivas. Trata-se de uma prática que considera as diferenças no processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, promovendo a acessibilidade ao currículo. Para tanto, implementar o planejamento colaborativo implica em dispor de tempos e espaços para discussões conjuntas, em um movimento de corresponsabilidade entre todos(as) os(as) envolvidos(as) neste processo educativo.

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