DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126109 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2750 "inscrito_id" => 726 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A inclusão de alunos autistas na Educação Infantil apresenta um cenário multifacetado, que se caracteriza tanto por desafios significativos quanto por possibilidades promissoras. A educação infantil oferece um ambiente rico em estímulos sensoriais e cognitivos, que podem auxiliar no desenvolvimento de crianças autistas e a convivência com a diversidade desde cedo ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e inclusiva, onde as diferenças são valorizadas. Um dos principais obstáculos é a falta de conhecimento e preparo de muitos educadores e profissionais, que frequentemente não dispõem de uma formação específica para lidar com as particularidades do autismo. O objetivo deste estudo é refletir sobre a minimização do preconceito e da falta de informação, fatores que frequentemente resultam em atitudes discriminatórias, dificultando a inclusão social e escolar dos alunos autistas. Nesse sentido, é imprescindível combater o estigma e promover a conscientização sobre o autismo, criando um ambiente mais receptivo e acolhedor para esses alunos. A metodologia adotada neste estudo consistiu em uma revisão bibliográfica, com a coleta de dados a partir de livros, artigos e legislações pertinentes. Para a elaboração deste trabalho, baseamo-nos nos estudos de Maria Teresa Égler Mantoan (2023), com a obra Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, no documento Marcos Político-Legais da Educação Especial (MEC, 2010) e na pesquisa de Mayra Gaiato (2018) em S.O.S. Autismo. Embora os desafios sejam consideráveis, é possível observar avanços significativos. A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante, oferecendo recursos valiosos, como aplicativos de comunicação alternativa, softwares de organização e ferramentas de aprendizado personalizadas, que podem ser adaptados às necessidades dos alunos autistas. Conclui-se que a construção de um futuro mais inclusivo depende do compromisso de toda a sociedade em promover a conscientização, o respeito e a igualdade de oportunidades, criando um ambiente educacional e social verdadeiramente inclusivo para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID726_TB2750_30102025221243.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYSLLENE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MYSLLENE" "autor_email" => "mysllenegomesdonascimento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126109 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2750 "inscrito_id" => 726 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A inclusão de alunos autistas na Educação Infantil apresenta um cenário multifacetado, que se caracteriza tanto por desafios significativos quanto por possibilidades promissoras. A educação infantil oferece um ambiente rico em estímulos sensoriais e cognitivos, que podem auxiliar no desenvolvimento de crianças autistas e a convivência com a diversidade desde cedo ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e inclusiva, onde as diferenças são valorizadas. Um dos principais obstáculos é a falta de conhecimento e preparo de muitos educadores e profissionais, que frequentemente não dispõem de uma formação específica para lidar com as particularidades do autismo. O objetivo deste estudo é refletir sobre a minimização do preconceito e da falta de informação, fatores que frequentemente resultam em atitudes discriminatórias, dificultando a inclusão social e escolar dos alunos autistas. Nesse sentido, é imprescindível combater o estigma e promover a conscientização sobre o autismo, criando um ambiente mais receptivo e acolhedor para esses alunos. A metodologia adotada neste estudo consistiu em uma revisão bibliográfica, com a coleta de dados a partir de livros, artigos e legislações pertinentes. Para a elaboração deste trabalho, baseamo-nos nos estudos de Maria Teresa Égler Mantoan (2023), com a obra Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, no documento Marcos Político-Legais da Educação Especial (MEC, 2010) e na pesquisa de Mayra Gaiato (2018) em S.O.S. Autismo. Embora os desafios sejam consideráveis, é possível observar avanços significativos. A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante, oferecendo recursos valiosos, como aplicativos de comunicação alternativa, softwares de organização e ferramentas de aprendizado personalizadas, que podem ser adaptados às necessidades dos alunos autistas. Conclui-se que a construção de um futuro mais inclusivo depende do compromisso de toda a sociedade em promover a conscientização, o respeito e a igualdade de oportunidades, criando um ambiente educacional e social verdadeiramente inclusivo para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID726_TB2750_30102025221243.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYSLLENE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MYSLLENE" "autor_email" => "mysllenegomesdonascimento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }