Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126111
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2752
    "inscrito_id" => 10171
    "titulo" => "O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar práticas de ensino em turmas de alfabetização, destacando a leitura e a escrita como ferramentas principais para a aprendizagem significativa, com o uso de estratégias lúdicas. A pesquisa busca entender como metodologias de ensino podem contribuir para o desenvolvimento das crianças, integrando a leitura e a escrita no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica realizada em bancos de dados como Google Acadêmico, SCIELO e Repositórios de Artigos Científicos e Teses A pesquisa se concentra no uso de recursos didáticos, como jogos e práticas pedagógicas, que têm o potencial de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. O uso do lúdico como estratégia pedagógica pode contribuir para a construção do conhecimento de forma mais envolvente e proveitosa, facilitando a aquisição da leitura e da escrita de maneira prazerosa e eficiente. O foco está em metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. Os resultados apontam que práticas pedagógicas diversificadas, quando aplicadas de forma correta, podem melhorar significativamente o processo de alfabetização. O uso de recursos didáticos e o planejamento pedagógico adequado são essenciais para garantir que a aprendizagem seja eficaz e relevante. Além disso, a pesquisa sugere a importância de programas de formação continuada para os professores alfabetizadores, como uma forma de superar desafios no processo educacional e proporcionar melhores condições de ensino. Em suma, acredita-se que, ao adotar práticas inovadoras e apoiar os professores, é possível promover uma alfabetização de qualidade, essencial para o desenvolvimento educacional das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10171_TB2752_29102025232144.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICAELLA MIELLY SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICAELLA MIELLY"
    "autor_email" => "micaellamielly@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126111
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2752
    "inscrito_id" => 10171
    "titulo" => "O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar práticas de ensino em turmas de alfabetização, destacando a leitura e a escrita como ferramentas principais para a aprendizagem significativa, com o uso de estratégias lúdicas. A pesquisa busca entender como metodologias de ensino podem contribuir para o desenvolvimento das crianças, integrando a leitura e a escrita no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica realizada em bancos de dados como Google Acadêmico, SCIELO e Repositórios de Artigos Científicos e Teses A pesquisa se concentra no uso de recursos didáticos, como jogos e práticas pedagógicas, que têm o potencial de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. O uso do lúdico como estratégia pedagógica pode contribuir para a construção do conhecimento de forma mais envolvente e proveitosa, facilitando a aquisição da leitura e da escrita de maneira prazerosa e eficiente. O foco está em metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. Os resultados apontam que práticas pedagógicas diversificadas, quando aplicadas de forma correta, podem melhorar significativamente o processo de alfabetização. O uso de recursos didáticos e o planejamento pedagógico adequado são essenciais para garantir que a aprendizagem seja eficaz e relevante. Além disso, a pesquisa sugere a importância de programas de formação continuada para os professores alfabetizadores, como uma forma de superar desafios no processo educacional e proporcionar melhores condições de ensino. Em suma, acredita-se que, ao adotar práticas inovadoras e apoiar os professores, é possível promover uma alfabetização de qualidade, essencial para o desenvolvimento educacional das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10171_TB2752_29102025232144.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICAELLA MIELLY SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICAELLA MIELLY"
    "autor_email" => "micaellamielly@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar práticas de ensino em turmas de alfabetização, destacando a leitura e a escrita como ferramentas principais para a aprendizagem significativa, com o uso de estratégias lúdicas. A pesquisa busca entender como metodologias de ensino podem contribuir para o desenvolvimento das crianças, integrando a leitura e a escrita no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica realizada em bancos de dados como Google Acadêmico, SCIELO e Repositórios de Artigos Científicos e Teses A pesquisa se concentra no uso de recursos didáticos, como jogos e práticas pedagógicas, que têm o potencial de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. O uso do lúdico como estratégia pedagógica pode contribuir para a construção do conhecimento de forma mais envolvente e proveitosa, facilitando a aquisição da leitura e da escrita de maneira prazerosa e eficiente. O foco está em metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. Os resultados apontam que práticas pedagógicas diversificadas, quando aplicadas de forma correta, podem melhorar significativamente o processo de alfabetização. O uso de recursos didáticos e o planejamento pedagógico adequado são essenciais para garantir que a aprendizagem seja eficaz e relevante. Além disso, a pesquisa sugere a importância de programas de formação continuada para os professores alfabetizadores, como uma forma de superar desafios no processo educacional e proporcionar melhores condições de ensino. Em suma, acredita-se que, ao adotar práticas inovadoras e apoiar os professores, é possível promover uma alfabetização de qualidade, essencial para o desenvolvimento educacional das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.