O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126111 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2752 "inscrito_id" => 10171 "titulo" => "O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar práticas de ensino em turmas de alfabetização, destacando a leitura e a escrita como ferramentas principais para a aprendizagem significativa, com o uso de estratégias lúdicas. A pesquisa busca entender como metodologias de ensino podem contribuir para o desenvolvimento das crianças, integrando a leitura e a escrita no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica realizada em bancos de dados como Google Acadêmico, SCIELO e Repositórios de Artigos Científicos e Teses A pesquisa se concentra no uso de recursos didáticos, como jogos e práticas pedagógicas, que têm o potencial de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. O uso do lúdico como estratégia pedagógica pode contribuir para a construção do conhecimento de forma mais envolvente e proveitosa, facilitando a aquisição da leitura e da escrita de maneira prazerosa e eficiente. O foco está em metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. Os resultados apontam que práticas pedagógicas diversificadas, quando aplicadas de forma correta, podem melhorar significativamente o processo de alfabetização. O uso de recursos didáticos e o planejamento pedagógico adequado são essenciais para garantir que a aprendizagem seja eficaz e relevante. Além disso, a pesquisa sugere a importância de programas de formação continuada para os professores alfabetizadores, como uma forma de superar desafios no processo educacional e proporcionar melhores condições de ensino. Em suma, acredita-se que, ao adotar práticas inovadoras e apoiar os professores, é possível promover uma alfabetização de qualidade, essencial para o desenvolvimento educacional das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10171_TB2752_29102025232144.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELLA MIELLY SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICAELLA MIELLY" "autor_email" => "micaellamielly@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126111 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2752 "inscrito_id" => 10171 "titulo" => "O USO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar práticas de ensino em turmas de alfabetização, destacando a leitura e a escrita como ferramentas principais para a aprendizagem significativa, com o uso de estratégias lúdicas. A pesquisa busca entender como metodologias de ensino podem contribuir para o desenvolvimento das crianças, integrando a leitura e a escrita no processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica realizada em bancos de dados como Google Acadêmico, SCIELO e Repositórios de Artigos Científicos e Teses A pesquisa se concentra no uso de recursos didáticos, como jogos e práticas pedagógicas, que têm o potencial de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. O uso do lúdico como estratégia pedagógica pode contribuir para a construção do conhecimento de forma mais envolvente e proveitosa, facilitando a aquisição da leitura e da escrita de maneira prazerosa e eficiente. O foco está em metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e motivador. Os resultados apontam que práticas pedagógicas diversificadas, quando aplicadas de forma correta, podem melhorar significativamente o processo de alfabetização. O uso de recursos didáticos e o planejamento pedagógico adequado são essenciais para garantir que a aprendizagem seja eficaz e relevante. Além disso, a pesquisa sugere a importância de programas de formação continuada para os professores alfabetizadores, como uma forma de superar desafios no processo educacional e proporcionar melhores condições de ensino. Em suma, acredita-se que, ao adotar práticas inovadoras e apoiar os professores, é possível promover uma alfabetização de qualidade, essencial para o desenvolvimento educacional das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10171_TB2752_29102025232144.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICAELLA MIELLY SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICAELLA MIELLY" "autor_email" => "micaellamielly@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }