MPB EM SALA DE AULA: EXPLORANDO VERBOS E FIGURAS DE LINGUAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126112 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2753 "inscrito_id" => 5184 "titulo" => "MPB EM SALA DE AULA: EXPLORANDO VERBOS E FIGURAS DE LINGUAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o uso da Música Popular Brasileira (MPB) como ferramenta pedagógica no ensino das figuras de linguagem em sala de aula. Fundamentado em autores como Barbosa (2018), Cavalcanti (2020) e Nascimento (2019), busca-se compreender como a musicalidade pode contribuir para o ensino da gramática nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação prática em sala de aula, analisando letras de canções de artistas como Caetano Veloso, Tom Jobim, Milton Nascimento, Cássia Eller, Maria Bethânia e Engenheiros do Hawaii. Os resultados indicam que a utilização da MPB favorece a dinâmica das aulas, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível. Além disso, constatou-se que o ritmo e a melodia auxiliam na fixação dos conceitos gramaticais, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Os alunos demonstraram maior interesse pelos conteúdos e maior facilidade na identificação e interpretação das figuras de linguagem, interpretando textos e associando ritmo e letras à situações reais, de forma a aceitar o conteúdo como parte relevante para sua experiência no estudo gramatical. Conclui-se que a inserção da MPB no ensino de gramática não apenas enriquece a prática pedagógica, mas também fortalece a relação entre a cultura musical e o desenvolvimento linguístico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5184_TB2753_30102025215441.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA DO NASCIMENTO MARTINS" "autor_nome_curto" => "Raquel Martins" "autor_email" => "raquelmartins.rdsm@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL UNIPLAN (UNIPLAN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126112 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2753 "inscrito_id" => 5184 "titulo" => "MPB EM SALA DE AULA: EXPLORANDO VERBOS E FIGURAS DE LINGUAGEM ATRAVÉS DA MÚSICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o uso da Música Popular Brasileira (MPB) como ferramenta pedagógica no ensino das figuras de linguagem em sala de aula. Fundamentado em autores como Barbosa (2018), Cavalcanti (2020) e Nascimento (2019), busca-se compreender como a musicalidade pode contribuir para o ensino da gramática nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação prática em sala de aula, analisando letras de canções de artistas como Caetano Veloso, Tom Jobim, Milton Nascimento, Cássia Eller, Maria Bethânia e Engenheiros do Hawaii. Os resultados indicam que a utilização da MPB favorece a dinâmica das aulas, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível. Além disso, constatou-se que o ritmo e a melodia auxiliam na fixação dos conceitos gramaticais, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Os alunos demonstraram maior interesse pelos conteúdos e maior facilidade na identificação e interpretação das figuras de linguagem, interpretando textos e associando ritmo e letras à situações reais, de forma a aceitar o conteúdo como parte relevante para sua experiência no estudo gramatical. Conclui-se que a inserção da MPB no ensino de gramática não apenas enriquece a prática pedagógica, mas também fortalece a relação entre a cultura musical e o desenvolvimento linguístico dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5184_TB2753_30102025215441.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DA SILVA DO NASCIMENTO MARTINS" "autor_nome_curto" => "Raquel Martins" "autor_email" => "raquelmartins.rdsm@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL UNIPLAN (UNIPLAN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }