Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126113
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2754
    "inscrito_id" => 9091
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de análise qualitativa e bibliográfica. Analisa diversos artigos disponíveis em plataformas on-line, repositórios acadêmicos e obras clássicas, objetivando apresentar as contribuições que recursos didáticos expositivos, para demonstrar como materiais manipuláveis podem oferecer mecanismos que contribuem mais eficazmente ao ensino da matemática dos estudantes em processo de formação docente. A partir de recursos pedagógicos para o ensino da matemática, dentre os mais variados instrumentos de recursos didáticos, apresentamos especificamente dois exemplos de grande importância desses materiais manipulativos, sendo eles o ábaco e o material dourado. Inicialmente discutimos as dificuldades e desafios que a aprendizagem matemática enfrenta por partes dos alunos, destacando a alfabetização precária, que impedem a decodificação do texto em problemas matemáticos e a falta de fomentação do uso de materiais concretos como um meio facilitador da aprendizagem, o que dificulta a compreensão de processos matemáticos. Apresentamos ainda exemplos de materiais manipulativos como uma proposta didática na sala de aula, proporcionando uma perspectiva lúdica e concreta para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando a matemática muito mais palpável, destravando o processo de pensamento dos estudantes e contribuindo para uma contínua reconstrução das condições de problemas matemáticos, o que possibilita a interação entre sua resolução e suas condições. Deste modo destacamos formas de superar tais obstáculos promovendo uma abordagem mais adaptável e sólida para o ensino da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9091_TB2754_30102025170924.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZEU MANOEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZEU"
    "autor_email" => "elizeumanoel15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126113
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2754
    "inscrito_id" => 9091
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de análise qualitativa e bibliográfica. Analisa diversos artigos disponíveis em plataformas on-line, repositórios acadêmicos e obras clássicas, objetivando apresentar as contribuições que recursos didáticos expositivos, para demonstrar como materiais manipuláveis podem oferecer mecanismos que contribuem mais eficazmente ao ensino da matemática dos estudantes em processo de formação docente. A partir de recursos pedagógicos para o ensino da matemática, dentre os mais variados instrumentos de recursos didáticos, apresentamos especificamente dois exemplos de grande importância desses materiais manipulativos, sendo eles o ábaco e o material dourado. Inicialmente discutimos as dificuldades e desafios que a aprendizagem matemática enfrenta por partes dos alunos, destacando a alfabetização precária, que impedem a decodificação do texto em problemas matemáticos e a falta de fomentação do uso de materiais concretos como um meio facilitador da aprendizagem, o que dificulta a compreensão de processos matemáticos. Apresentamos ainda exemplos de materiais manipulativos como uma proposta didática na sala de aula, proporcionando uma perspectiva lúdica e concreta para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando a matemática muito mais palpável, destravando o processo de pensamento dos estudantes e contribuindo para uma contínua reconstrução das condições de problemas matemáticos, o que possibilita a interação entre sua resolução e suas condições. Deste modo destacamos formas de superar tais obstáculos promovendo uma abordagem mais adaptável e sólida para o ensino da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9091_TB2754_30102025170924.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZEU MANOEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZEU"
    "autor_email" => "elizeumanoel15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de análise qualitativa e bibliográfica. Analisa diversos artigos disponíveis em plataformas on-line, repositórios acadêmicos e obras clássicas, objetivando apresentar as contribuições que recursos didáticos expositivos, para demonstrar como materiais manipuláveis podem oferecer mecanismos que contribuem mais eficazmente ao ensino da matemática dos estudantes em processo de formação docente. A partir de recursos pedagógicos para o ensino da matemática, dentre os mais variados instrumentos de recursos didáticos, apresentamos especificamente dois exemplos de grande importância desses materiais manipulativos, sendo eles o ábaco e o material dourado. Inicialmente discutimos as dificuldades e desafios que a aprendizagem matemática enfrenta por partes dos alunos, destacando a alfabetização precária, que impedem a decodificação do texto em problemas matemáticos e a falta de fomentação do uso de materiais concretos como um meio facilitador da aprendizagem, o que dificulta a compreensão de processos matemáticos. Apresentamos ainda exemplos de materiais manipulativos como uma proposta didática na sala de aula, proporcionando uma perspectiva lúdica e concreta para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, tornando a matemática muito mais palpável, destravando o processo de pensamento dos estudantes e contribuindo para uma contínua reconstrução das condições de problemas matemáticos, o que possibilita a interação entre sua resolução e suas condições. Deste modo destacamos formas de superar tais obstáculos promovendo uma abordagem mais adaptável e sólida para o ensino da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.