REDESENHO CURRICULAR E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS TDIC NO ENSINO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA NO PÓS-PANDEMIA
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Fundamentado em um teórico referencial que dialoga com as contribuições de Ferretti (1995), Saviani (1995), Sales e Kenski (2021), Machado e Amaral (2021), Almeida(2010), Almeida e Valente(2012), Rodrigues (2017) o estudo adota uma abordagem metodológica mista, combinando dados quantitativos e relatos qualitativos obtidos junto aos docentes. Os resultados indicam que a utilização do TDIC permitiu a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, promovendo o protagonismo dos alunos e a implementação de metodologias ativas. Entre os recursos empregados, destacam-se plataformas virtuais, aplicativos educacionais, redes sociais e recursos multimídia, os quais são utilizados para organizar conteúdos, dinamizar atividades e facilitar a comunicação entre professores, alunos e famílias. No entanto, a pesquisa também evidencia desafios importantes, como a precariedade da infraestrutura tecnológica, a formação continuada insuficiente para os professores e a dificuldade em manter o engajamento dos estudantes. Conclui-se que, embora seja possível redesenhar um cenário curricular inovador e adaptado às demandas contemporâneas, a efetividade dessa transformação depende de investimentos robustos em infraestrutura e na capacitação dos docentes, além de um suporte institucional consistente que assegure uma integração sustentável das TDIC no cotidiano escolar." 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