Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REDESENHO CURRICULAR E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS TDIC NO ENSINO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA NO PÓS-PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126114
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2755
    "inscrito_id" => 7552
    "titulo" => "REDESENHO CURRICULAR E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS TDIC NO ENSINO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA NO PÓS-PANDEMIA"
    "resumo" => "Este artigo investiga o (re)desenho das práticas curriculares nas escolas municipais de Imperatriz-MA, a partir da experiência emergencial do ensino remoto implementada durante a pandemia, e da subsequente integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado em um teórico referencial que dialoga com as contribuições de Ferretti (1995), Saviani (1995), Sales e Kenski (2021), Machado e Amaral (2021), Almeida(2010), Almeida e Valente(2012), Rodrigues (2017) o estudo adota uma abordagem metodológica mista, combinando dados quantitativos e relatos qualitativos obtidos junto aos docentes. Os resultados indicam que a utilização do TDIC permitiu a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, promovendo o protagonismo dos alunos e a implementação de metodologias ativas. Entre os recursos empregados, destacam-se plataformas virtuais, aplicativos educacionais, redes sociais e recursos multimídia, os quais são utilizados para organizar conteúdos, dinamizar atividades e facilitar a comunicação entre professores, alunos e famílias. No entanto, a pesquisa também evidencia desafios importantes, como a precariedade da infraestrutura tecnológica, a formação continuada insuficiente para os professores e a dificuldade em manter o engajamento dos estudantes. Conclui-se que, embora seja possível redesenhar um cenário curricular inovador e adaptado às demandas contemporâneas, a efetividade dessa transformação depende de investimentos robustos em infraestrutura e na capacitação dos docentes, além de um suporte institucional consistente que assegure uma integração sustentável das TDIC no cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7552_TB2755_09112025225239.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA GRAZIELLY REGO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA"
    "autor_email" => "camilagrsousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126114
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2755
    "inscrito_id" => 7552
    "titulo" => "REDESENHO CURRICULAR E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS: AS TDIC NO ENSINO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ-MA NO PÓS-PANDEMIA"
    "resumo" => "Este artigo investiga o (re)desenho das práticas curriculares nas escolas municipais de Imperatriz-MA, a partir da experiência emergencial do ensino remoto implementada durante a pandemia, e da subsequente integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado em um teórico referencial que dialoga com as contribuições de Ferretti (1995), Saviani (1995), Sales e Kenski (2021), Machado e Amaral (2021), Almeida(2010), Almeida e Valente(2012), Rodrigues (2017) o estudo adota uma abordagem metodológica mista, combinando dados quantitativos e relatos qualitativos obtidos junto aos docentes. Os resultados indicam que a utilização do TDIC permitiu a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, promovendo o protagonismo dos alunos e a implementação de metodologias ativas. Entre os recursos empregados, destacam-se plataformas virtuais, aplicativos educacionais, redes sociais e recursos multimídia, os quais são utilizados para organizar conteúdos, dinamizar atividades e facilitar a comunicação entre professores, alunos e famílias. No entanto, a pesquisa também evidencia desafios importantes, como a precariedade da infraestrutura tecnológica, a formação continuada insuficiente para os professores e a dificuldade em manter o engajamento dos estudantes. Conclui-se que, embora seja possível redesenhar um cenário curricular inovador e adaptado às demandas contemporâneas, a efetividade dessa transformação depende de investimentos robustos em infraestrutura e na capacitação dos docentes, além de um suporte institucional consistente que assegure uma integração sustentável das TDIC no cotidiano escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7552_TB2755_09112025225239.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILLA GRAZIELLY REGO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILLA"
    "autor_email" => "camilagrsousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga o (re)desenho das práticas curriculares nas escolas municipais de Imperatriz-MA, a partir da experiência emergencial do ensino remoto implementada durante a pandemia, e da subsequente integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado em um teórico referencial que dialoga com as contribuições de Ferretti (1995), Saviani (1995), Sales e Kenski (2021), Machado e Amaral (2021), Almeida(2010), Almeida e Valente(2012), Rodrigues (2017) o estudo adota uma abordagem metodológica mista, combinando dados quantitativos e relatos qualitativos obtidos junto aos docentes. Os resultados indicam que a utilização do TDIC permitiu a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, promovendo o protagonismo dos alunos e a implementação de metodologias ativas. Entre os recursos empregados, destacam-se plataformas virtuais, aplicativos educacionais, redes sociais e recursos multimídia, os quais são utilizados para organizar conteúdos, dinamizar atividades e facilitar a comunicação entre professores, alunos e famílias. No entanto, a pesquisa também evidencia desafios importantes, como a precariedade da infraestrutura tecnológica, a formação continuada insuficiente para os professores e a dificuldade em manter o engajamento dos estudantes. Conclui-se que, embora seja possível redesenhar um cenário curricular inovador e adaptado às demandas contemporâneas, a efetividade dessa transformação depende de investimentos robustos em infraestrutura e na capacitação dos docentes, além de um suporte institucional consistente que assegure uma integração sustentável das TDIC no cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.