COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS: STORYTELLING, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126117 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 3567 "titulo" => "COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS: STORYTELLING, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de Ciências enfrenta diversos obstáculos, especialmente na área da Botânica, entre os quais pode-se enfatizar a dificuldade dos estudantes em compreender determinados termos científicos devido à falta de contextualização dos conteúdos e a maneira como são explorados, o que compromete o entendimento dos conteúdos. Storytelling é uma estratégia que utiliza a contação de histórias com a intenção de apresentar uma informação, tornando qualquer conteúdo mais atraente e proporcionando melhor compreensão. Este trabalho teve como objetivo elaborar um recurso didático usando a storytelling para auxiliar o processo ensino-aprendizagem em morfologia vegetal. A construção do recurso ocorreu em três etapas: planejamento, análise do conteúdo e criação dos livros. Foram utilizadas plataformas digitais, como o Canva e o ChatGPT, para a criação de imagens e cenários que compõem a narrativa, proporcionando uma experiência visual atrativa. Como resultado, foi elaborada uma coleção composta por seis livros, envolvendo o conteúdo de morfologia das angiospermas. Cada livro é representado por um personagem que compõe “A Turma da Isabel” e explora uma parte da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente), relatando funções, diversidade morfológica e importância . Além do enredo, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória, atividades de colorir e de relacionar os termos botânicos com suas respectivas definições, incentivando a participação ativa dos estudantes. Esse tipo de material didático pode contribuir para a ampliação da capacidade de percepção, elevar o nível de participação dos estudantes e estimular o interesse pela leitura, favorecendo um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3567_TB2760_28102025123548.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHY FÁTIMA DE PAULA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUTHY" "autor_email" => "ruthy.fpsilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126117 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 3567 "titulo" => "COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS: STORYTELLING, UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de Ciências enfrenta diversos obstáculos, especialmente na área da Botânica, entre os quais pode-se enfatizar a dificuldade dos estudantes em compreender determinados termos científicos devido à falta de contextualização dos conteúdos e a maneira como são explorados, o que compromete o entendimento dos conteúdos. Storytelling é uma estratégia que utiliza a contação de histórias com a intenção de apresentar uma informação, tornando qualquer conteúdo mais atraente e proporcionando melhor compreensão. Este trabalho teve como objetivo elaborar um recurso didático usando a storytelling para auxiliar o processo ensino-aprendizagem em morfologia vegetal. A construção do recurso ocorreu em três etapas: planejamento, análise do conteúdo e criação dos livros. Foram utilizadas plataformas digitais, como o Canva e o ChatGPT, para a criação de imagens e cenários que compõem a narrativa, proporcionando uma experiência visual atrativa. Como resultado, foi elaborada uma coleção composta por seis livros, envolvendo o conteúdo de morfologia das angiospermas. Cada livro é representado por um personagem que compõe “A Turma da Isabel” e explora uma parte da planta (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente), relatando funções, diversidade morfológica e importância . Além do enredo, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória, atividades de colorir e de relacionar os termos botânicos com suas respectivas definições, incentivando a participação ativa dos estudantes. Esse tipo de material didático pode contribuir para a ampliação da capacidade de percepção, elevar o nível de participação dos estudantes e estimular o interesse pela leitura, favorecendo um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3567_TB2760_28102025123548.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHY FÁTIMA DE PAULA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUTHY" "autor_email" => "ruthy.fpsilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }