Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM AFETIVA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL À LUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa a relação entre aprendizagem afetiva e desenvolvimento cognitivo infantil, com base na teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky. O autor defende que cognição e emoção são processos interligados, sendo a interação social e a mediação de adultos fatores determinantes na construção do conhecimento. Assim, a afetividade desempenha um papel crucial na aprendizagem, pois influencia a motivação, o engajamento e a internalização dos conhecimentos. A pesquisa destaca a importância do brincar no processo cognitivo e emocional da criança. Se considerarmos a brincadeira apenas como um fator de recreação, ignora-se o fato de que é por meio da imaginação e do lúdico que a criança desenvolverá seu raciocínio e capacidade cognitiva. Dessa forma, Vygotsky e outros estudiosos auxiliam na reflexão sobre o modelo tradicional de aprendizagem, chamando atenção para a afetividade como ferramenta pedagógica e seus impactos positivos nesse processo, pois a qualidade das interações dentro do contexto escolar, em especial a relação aluno-professor, é fundamental para o processo de aprendizagem que ocorre por meio de mediação social e cria importantes Zonas de Desenvolvimento Proximal. Este estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, usando como referencial as teorias de Lev Vygotsky. Os resultados dos estudos revisados revelaram que a afetividade é fundamental para o processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo de crianças, principalmente quando estabelecida na relação professor-aluno, sendo responsável por criar um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

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