Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126122
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 5842
    "titulo" => "ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A abordagem dos conteúdos da Paleontologia no Ensino Fundamental apresenta poucas discussões em sala de aula, reforçada por ausências de maiores inferências, quanto às suas potencialidades e seu real contributo em livros didáticos. Diante disso, é necessário a inserção de propostas práticas ao trabalho docente, visando tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e envolvente. O presente trabalho objetivou relatar a importância do uso de atividade prática para abordagem dos conteúdos da Paleontologia no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 36 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, numa escola rural no município de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. A atividade foi vivenciada em três etapas, as quais envolveram: revisitação do conhecimento prévio sobre a paleontologia, proposta de uma prática e a aplicação de um questionário (pós-teste). Os alunos responderam alguns questionamentos acerca da Paleontologia, permitindo a compreensão de seus conhecimentos prévios, os quais revelaram equívocos conceituais, especialmente em relação à conceituação sobre fósseis, os processos de fossilização e a sua importância para a ciência. Na segunda etapa, inicialmente, foram apresentados os conceitos e processos da Paleontologia, e posteriormente, os alunos confeccionaram réplicas de fósseis utilizando argila, gesso, papel, tinta e moldes (folhas, flores e pequenos animais de brinquedo), o que permitiu que eles experimentassem de forma concreta, os processos envolvidos na fossilização, facilitando a assimilação dos conceitos. Por fim, na terceira etapa, os alunos responderam a um questionário, cujas respostas evidenciaram uma melhoria significativa no entendimento dos conceitos abordados. Assim, a integração de uma atividade prática demonstrou ser uma estratégia eficiente para a construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais interativo e significativo. Os resultados reforçam a importância do uso de atividades práticas no ensino de Paleontologia para potencializar os conteúdos escolares e estimular um melhor interesse dos alunos pelo tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5842_TB2782_10112025211748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "@EDUHENRIQUX"
    "autor_email" => "eduardo.henriquem@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126122
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 5842
    "titulo" => "ATIVIDADE PRÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A abordagem dos conteúdos da Paleontologia no Ensino Fundamental apresenta poucas discussões em sala de aula, reforçada por ausências de maiores inferências, quanto às suas potencialidades e seu real contributo em livros didáticos. Diante disso, é necessário a inserção de propostas práticas ao trabalho docente, visando tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e envolvente. O presente trabalho objetivou relatar a importância do uso de atividade prática para abordagem dos conteúdos da Paleontologia no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 36 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, numa escola rural no município de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. A atividade foi vivenciada em três etapas, as quais envolveram: revisitação do conhecimento prévio sobre a paleontologia, proposta de uma prática e a aplicação de um questionário (pós-teste). Os alunos responderam alguns questionamentos acerca da Paleontologia, permitindo a compreensão de seus conhecimentos prévios, os quais revelaram equívocos conceituais, especialmente em relação à conceituação sobre fósseis, os processos de fossilização e a sua importância para a ciência. Na segunda etapa, inicialmente, foram apresentados os conceitos e processos da Paleontologia, e posteriormente, os alunos confeccionaram réplicas de fósseis utilizando argila, gesso, papel, tinta e moldes (folhas, flores e pequenos animais de brinquedo), o que permitiu que eles experimentassem de forma concreta, os processos envolvidos na fossilização, facilitando a assimilação dos conceitos. Por fim, na terceira etapa, os alunos responderam a um questionário, cujas respostas evidenciaram uma melhoria significativa no entendimento dos conceitos abordados. Assim, a integração de uma atividade prática demonstrou ser uma estratégia eficiente para a construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais interativo e significativo. Os resultados reforçam a importância do uso de atividades práticas no ensino de Paleontologia para potencializar os conteúdos escolares e estimular um melhor interesse dos alunos pelo tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5842_TB2782_10112025211748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO HENRIQUE DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "@EDUHENRIQUX"
    "autor_email" => "eduardo.henriquem@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A abordagem dos conteúdos da Paleontologia no Ensino Fundamental apresenta poucas discussões em sala de aula, reforçada por ausências de maiores inferências, quanto às suas potencialidades e seu real contributo em livros didáticos. Diante disso, é necessário a inserção de propostas práticas ao trabalho docente, visando tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e envolvente. O presente trabalho objetivou relatar a importância do uso de atividade prática para abordagem dos conteúdos da Paleontologia no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 36 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, numa escola rural no município de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. A atividade foi vivenciada em três etapas, as quais envolveram: revisitação do conhecimento prévio sobre a paleontologia, proposta de uma prática e a aplicação de um questionário (pós-teste). Os alunos responderam alguns questionamentos acerca da Paleontologia, permitindo a compreensão de seus conhecimentos prévios, os quais revelaram equívocos conceituais, especialmente em relação à conceituação sobre fósseis, os processos de fossilização e a sua importância para a ciência. Na segunda etapa, inicialmente, foram apresentados os conceitos e processos da Paleontologia, e posteriormente, os alunos confeccionaram réplicas de fósseis utilizando argila, gesso, papel, tinta e moldes (folhas, flores e pequenos animais de brinquedo), o que permitiu que eles experimentassem de forma concreta, os processos envolvidos na fossilização, facilitando a assimilação dos conceitos. Por fim, na terceira etapa, os alunos responderam a um questionário, cujas respostas evidenciaram uma melhoria significativa no entendimento dos conceitos abordados. Assim, a integração de uma atividade prática demonstrou ser uma estratégia eficiente para a construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais interativo e significativo. Os resultados reforçam a importância do uso de atividades práticas no ensino de Paleontologia para potencializar os conteúdos escolares e estimular um melhor interesse dos alunos pelo tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.