Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: TEMPOS E LUGARES NA PRÁTICA DOCENTE EM CODÓ-MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126123
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2786
    "inscrito_id" => 3883
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: TEMPOS E LUGARES NA PRÁTICA DOCENTE EM CODÓ-MA"
    "resumo" => "A pesquisa “EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL: tempos e lugares na prática docente em Codó - MA” tem como objetivo contribuir para uma formação docente voltada para um desempenho mais significativo na educação especial e inclusiva no contexto educacional no município de Codó – Ma. Vale salientar, que o foco central desta pesquisa será fundamentado na formação docente objetivando uma melhor prática pedagógica dos mesmos, elaborando uma educação inclusiva mais relevante que contribua para uma melhor formação dos professores e para o enfoque de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Com esta pesquisa pretendemos alcançar ao longo do seu desenvolvimento alguns objetivos primordiais para que possamos dar continuação a outra ações que serão de suma importância para a proposta aqui apresentada, como ponto inicial será necessário identificar junto a secretaria de educação do município quais as escolas possuem salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), pondo em evidência que a partir dessa informação podemos começar um levantamento de como esses docentes estabelecem estratégias educacionais para seus alunos e quais os desafios enfrentados visando uma prática pedagógica mais significativas para atuação na educação. Esta pesquisa vem sendo elaborada com base na importância que alguns autores colocam em suas publicações sobre a necessidade da formação docente ser voltada para a realidade a qual os educadores fazem parte, sendo assim, os pressupostos a serem usados para fundamentar as etapas da formação docente estarão de acordo com as necessidades pedagógicas apresentadas no dia a dia escolar desenvolvidas nas salas de AEE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3883_TB2786_21102025175435.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA STÉFANY DOS SANTOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISA STÉFANY"
    "autor_email" => "isastefanydossantossousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126123
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2786
    "inscrito_id" => 3883
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: TEMPOS E LUGARES NA PRÁTICA DOCENTE EM CODÓ-MA"
    "resumo" => "A pesquisa “EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL: tempos e lugares na prática docente em Codó - MA” tem como objetivo contribuir para uma formação docente voltada para um desempenho mais significativo na educação especial e inclusiva no contexto educacional no município de Codó – Ma. Vale salientar, que o foco central desta pesquisa será fundamentado na formação docente objetivando uma melhor prática pedagógica dos mesmos, elaborando uma educação inclusiva mais relevante que contribua para uma melhor formação dos professores e para o enfoque de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Com esta pesquisa pretendemos alcançar ao longo do seu desenvolvimento alguns objetivos primordiais para que possamos dar continuação a outra ações que serão de suma importância para a proposta aqui apresentada, como ponto inicial será necessário identificar junto a secretaria de educação do município quais as escolas possuem salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), pondo em evidência que a partir dessa informação podemos começar um levantamento de como esses docentes estabelecem estratégias educacionais para seus alunos e quais os desafios enfrentados visando uma prática pedagógica mais significativas para atuação na educação. Esta pesquisa vem sendo elaborada com base na importância que alguns autores colocam em suas publicações sobre a necessidade da formação docente ser voltada para a realidade a qual os educadores fazem parte, sendo assim, os pressupostos a serem usados para fundamentar as etapas da formação docente estarão de acordo com as necessidades pedagógicas apresentadas no dia a dia escolar desenvolvidas nas salas de AEE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3883_TB2786_21102025175435.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISA STÉFANY DOS SANTOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISA STÉFANY"
    "autor_email" => "isastefanydossantossousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa “EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL: tempos e lugares na prática docente em Codó - MA” tem como objetivo contribuir para uma formação docente voltada para um desempenho mais significativo na educação especial e inclusiva no contexto educacional no município de Codó – Ma. Vale salientar, que o foco central desta pesquisa será fundamentado na formação docente objetivando uma melhor prática pedagógica dos mesmos, elaborando uma educação inclusiva mais relevante que contribua para uma melhor formação dos professores e para o enfoque de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Com esta pesquisa pretendemos alcançar ao longo do seu desenvolvimento alguns objetivos primordiais para que possamos dar continuação a outra ações que serão de suma importância para a proposta aqui apresentada, como ponto inicial será necessário identificar junto a secretaria de educação do município quais as escolas possuem salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), pondo em evidência que a partir dessa informação podemos começar um levantamento de como esses docentes estabelecem estratégias educacionais para seus alunos e quais os desafios enfrentados visando uma prática pedagógica mais significativas para atuação na educação. Esta pesquisa vem sendo elaborada com base na importância que alguns autores colocam em suas publicações sobre a necessidade da formação docente ser voltada para a realidade a qual os educadores fazem parte, sendo assim, os pressupostos a serem usados para fundamentar as etapas da formação docente estarão de acordo com as necessidades pedagógicas apresentadas no dia a dia escolar desenvolvidas nas salas de AEE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.