Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORDELTECA VIRTUAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho objetivou elaborar cordéis e aplicá-los numa cordelteca virtual, visando facilitar o ensino de Ciências por meio da valorização da literatura de cordel. O estudo foi realizado no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), localizado em Mossoró (RN), durante os meses de outubro e novembro de 2019. A pesquisa envolveu 40 alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental. Inicialmente, foram ministradas aulas expositivas e dialogadas para apresentar aos alunos os elementos característicos da literatura de cordel, abordando sua estrutura, métrica e rimas. Em seguida, foram realizadas atividades práticas, nas quais os estudantes produziram seus próprios cordéis, relacionando os conteúdos de Reino Plantae e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) à estrutura do gênero textual. Os alunos foram acompanhados e avaliados qualitativamente, considerando o desenvolvimento da escrita, a criatividade e a apropriação dos conceitos científicos abordados. Posteriormente, foi criada a Cordelteca Virtual, um site desenvolvido por meio da plataforma Google Sites, onde todos os textos elaborados pelos alunos foram organizados e disponibilizados de forma acessível. A produção textual dos alunos demonstrou significativa evolução ao longo do processo. Durante a construção dos cordéis, observou-se um aprimoramento na estruturação dos versos, no uso da métrica e na criatividade das narrativas com os conteúdos de Ciências. A inserção dos textos na cordelteca virtual também estimulou o interesse dos estudantes, que passaram a enxergar suas produções como parte de um acervo público, incentivando o compromisso com a qualidade textual. Os alunos demonstraram entusiasmo ao visualizar seus trabalhos publicados, e alguns relataram o desejo de continuar escrevendo novos cordéis. Além disso, observou-se um aumento na interação dos alunos com a literatura de cordel, com relatos de familiaridade com a tradição oral e escrita desse gênero. Entretanto, alguns desafios foram identificados, dentre eles, a dificuldade inicial de adaptação às ferramentas digitais utilizadas para a construção e acesso à cordelteca. Além disso, houve variação no engajamento dos estudantes, com maior interesse na escrita do que na exploração dos cordéis já publicados. Portanto, a implementação da cordelteca virtual representou uma estratégia inovadora no ensino de ciências e valorização da literatura de cordel, abrindo caminho para a implementação de atividades interativas na cordelteca virtual.

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