Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM DIÁLOGO ENTRE FREIRE E OS NOVOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS A PARTIR DAS VOZES DOS DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126131
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2800
    "inscrito_id" => 10043
    "titulo" => "UM DIÁLOGO ENTRE FREIRE E OS NOVOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS A PARTIR DAS VOZES DOS DOCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho propõe um diálogo entre Paulo Freire e os Novos Estudos dos Letramentos no contexto da formação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo discutir como os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constroem seus letramentos a partir da reflexão sobre sua prática e da ressignificação de saberes em um processo de formação contínua. A pesquisa compreende os letramentos em seus aspectos plural, situado e sociocultural, perspectiva que dialoga com o pensamento freireano, no qual os letramentos dos estudantes constituem etapa fundamental do desenvolvimento de outros e múltiplos letramentos, em um processo dialógico e emancipatório. Assim, a formação dos docentes da EJA não se restringe à aquisição de técnicas pedagógicas, mas busca promover a consciência crítica e a autonomia. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos professores em formação como principal estratégia metodológica. Essas cartas configuram-se como espaços de autorreflexão e construção identitária dos docentes da EJA, bem como podem evidenciar desafios, potencialidades e os diferentes modos como seus letramentos se constituem e se transformam ao longo da trajetória profissional. A análise das cartas possibilita compreender como os educadores ressignificam suas experiências e práticas tanto no contexto da formação quanto no que se refere à influência do contexto sociocultural e das interações pedagógicas na construção de seus letramentos. Assim, esse estudo pode contribuir para a valorização do professor da EJA como sujeito ativo na construção de saberes e reforçar a necessidade de políticas formativas que reconheçam sua experiência e singularidade. O diálogo entre Freire e os Novos Estudos dos Letramentos, sustentado a partir das vozes dos docentes, possibilita uma reflexão sobre a potência dos letramentos docentes como ato de resistência e transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10043_TB2800_10112025223405.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA MARCON"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa-marcon@uergs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126131
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2800
    "inscrito_id" => 10043
    "titulo" => "UM DIÁLOGO ENTRE FREIRE E OS NOVOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS A PARTIR DAS VOZES DOS DOCENTES"
    "resumo" => "Este trabalho propõe um diálogo entre Paulo Freire e os Novos Estudos dos Letramentos no contexto da formação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo discutir como os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constroem seus letramentos a partir da reflexão sobre sua prática e da ressignificação de saberes em um processo de formação contínua. A pesquisa compreende os letramentos em seus aspectos plural, situado e sociocultural, perspectiva que dialoga com o pensamento freireano, no qual os letramentos dos estudantes constituem etapa fundamental do desenvolvimento de outros e múltiplos letramentos, em um processo dialógico e emancipatório. Assim, a formação dos docentes da EJA não se restringe à aquisição de técnicas pedagógicas, mas busca promover a consciência crítica e a autonomia. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos professores em formação como principal estratégia metodológica. Essas cartas configuram-se como espaços de autorreflexão e construção identitária dos docentes da EJA, bem como podem evidenciar desafios, potencialidades e os diferentes modos como seus letramentos se constituem e se transformam ao longo da trajetória profissional. A análise das cartas possibilita compreender como os educadores ressignificam suas experiências e práticas tanto no contexto da formação quanto no que se refere à influência do contexto sociocultural e das interações pedagógicas na construção de seus letramentos. Assim, esse estudo pode contribuir para a valorização do professor da EJA como sujeito ativo na construção de saberes e reforçar a necessidade de políticas formativas que reconheçam sua experiência e singularidade. O diálogo entre Freire e os Novos Estudos dos Letramentos, sustentado a partir das vozes dos docentes, possibilita uma reflexão sobre a potência dos letramentos docentes como ato de resistência e transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10043_TB2800_10112025223405.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA MARCON"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa-marcon@uergs.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho propõe um diálogo entre Paulo Freire e os Novos Estudos dos Letramentos no contexto da formação do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo discutir como os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constroem seus letramentos a partir da reflexão sobre sua prática e da ressignificação de saberes em um processo de formação contínua. A pesquisa compreende os letramentos em seus aspectos plural, situado e sociocultural, perspectiva que dialoga com o pensamento freireano, no qual os letramentos dos estudantes constituem etapa fundamental do desenvolvimento de outros e múltiplos letramentos, em um processo dialógico e emancipatório. Assim, a formação dos docentes da EJA não se restringe à aquisição de técnicas pedagógicas, mas busca promover a consciência crítica e a autonomia. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos professores em formação como principal estratégia metodológica. Essas cartas configuram-se como espaços de autorreflexão e construção identitária dos docentes da EJA, bem como podem evidenciar desafios, potencialidades e os diferentes modos como seus letramentos se constituem e se transformam ao longo da trajetória profissional. A análise das cartas possibilita compreender como os educadores ressignificam suas experiências e práticas tanto no contexto da formação quanto no que se refere à influência do contexto sociocultural e das interações pedagógicas na construção de seus letramentos. Assim, esse estudo pode contribuir para a valorização do professor da EJA como sujeito ativo na construção de saberes e reforçar a necessidade de políticas formativas que reconheçam sua experiência e singularidade. O diálogo entre Freire e os Novos Estudos dos Letramentos, sustentado a partir das vozes dos docentes, possibilita uma reflexão sobre a potência dos letramentos docentes como ato de resistência e transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.