UM DIÁLOGO ENTRE FREIRE E OS NOVOS ESTUDOS DOS LETRAMENTOS A PARTIR DAS VOZES DOS DOCENTES
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Tem como objetivo discutir como os docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constroem seus letramentos a partir da reflexão sobre sua prática e da ressignificação de saberes em um processo de formação contínua. A pesquisa compreende os letramentos em seus aspectos plural, situado e sociocultural, perspectiva que dialoga com o pensamento freireano, no qual os letramentos dos estudantes constituem etapa fundamental do desenvolvimento de outros e múltiplos letramentos, em um processo dialógico e emancipatório. Assim, a formação dos docentes da EJA não se restringe à aquisição de técnicas pedagógicas, mas busca promover a consciência crítica e a autonomia. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de cartas pedagógicas produzidas pelos professores em formação como principal estratégia metodológica. Essas cartas configuram-se como espaços de autorreflexão e construção identitária dos docentes da EJA, bem como podem evidenciar desafios, potencialidades e os diferentes modos como seus letramentos se constituem e se transformam ao longo da trajetória profissional. A análise das cartas possibilita compreender como os educadores ressignificam suas experiências e práticas tanto no contexto da formação quanto no que se refere à influência do contexto sociocultural e das interações pedagógicas na construção de seus letramentos. Assim, esse estudo pode contribuir para a valorização do professor da EJA como sujeito ativo na construção de saberes e reforçar a necessidade de políticas formativas que reconheçam sua experiência e singularidade. O diálogo entre Freire e os Novos Estudos dos Letramentos, sustentado a partir das vozes dos docentes, possibilita uma reflexão sobre a potência dos letramentos docentes como ato de resistência e transformação social." 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