Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROTOTIPAGEM DE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS SUSTENTÁVEIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com o avanço tecnológico e o crescimento populacional, a preocupação com o desenvolvimento sustentável incentiva medidas em diversas áreas, incluindo o esporte (Boa Vista, Shibao, Santos, 2015). A segurança dos praticantes é essencial, tanto no esporte quanto na educação física escolar. No futebol e no futsal, o uso de caneleiras é obrigatório, pois esses equipamentos previnem lesões graves, como fraturas na tíbia, que podem afastar um atleta por até um ano (FIFA, 2011). Nesse contexto, o projeto desenvolvido pela Escola Técnica Estadual Francisco de Matos Sobrinho, em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), teve como objetivo criar equipamentos de proteção individual (EPIs) esportivos a partir de materiais recicláveis. Além disso, buscou desenvolver nos estudantes habilidades em design e prototipagem, fomentando uma via de empreendedorismo no esporte. A proposta da pesquisa foi submetida a um edital da FACEPE e, com a aprovação, quatro estudantes bolsistas e três voluntários foram selecionados. A metodologia adotada compreendeu seis etapas: divulgação, capacitação, coleta e processamento de plástico reciclável, modelagem, produção e testes. A produção ocorreu por meio do aquecimento do plástico (polietileno de alta densidade – PEAD) e prensagem em uma matriz desenvolvida pelos estudantes. Foram coletados e processados 8 kg de PEAD, resultando na produção de 24 protótipos de caneleiras, que atenderam aos critérios de funcionalidade e conforto. Após os testes de resistência e jogos simulados, os resultados indicaram a viabilidade do uso de materiais recicláveis na fabricação de equipamentos esportivos. Uma análise de satisfação dos usuários, realizada por meio de questionário, revelou que os EPIs desenvolvidos apresentam alto nível de aceitação, conforto e segurança. Conclui-se que o projeto contribuiu para o despertar de novos olhares sobre sustentabilidade e inovação no esporte escolar, reforçando a interdisciplinaridade e possíveis vias para o empreendedorismo.

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