Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GEOMETRIA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DOS NÍVEIS DE VAN HIELE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do relatório final de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) realizada na Universidade Federal de Sergipe, no curso de Licenciatura em Matemática, campus São Cristóvão, realizada no período entre 2023-2024. O estudo teve como objetivo classificar as atividades de geometria presentes no livro didático Prisma – Geometria, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, adotado no Ensino Médio da rede estadual de Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e bibliográfica baseada nos cinco níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico estabelecidos pela teoria de van Hiele: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. A abordagem metodológica voltou-se a identificar as atividades propostas no referido livro didático, caracterizando-as quanto aos níveis predominantes e discutindo suas implicações para o ensino da geometria, considerando a progressão necessária para o aprendizado significativo dos alunos do Ensino Médio. Os resultados indicam o quanto este material didático favorece ou limita o avanço dos estudantes nos níveis de pensamento geométrico, ao tempo que refletimos sobre possíveis lacunas na abordagem dos objetos de conhecimento que, por sua vez, são estabelecidos nos documentos curriculares. Desse modo, entende-se que esta pesquisa contribui para a compreensão sobre o papel dos livros didáticos na estruturação do ensino da geometria no Ensino Médio e reforça a necessidade para haver materiais que contemplem atividades propícias à transição entre os níveis do modelo teórico quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos nessa última etapa de sua escolarização básica.

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