Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO INCLUSIVO: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um pressuposto teórico-metodológico que busca tornar o ensino acessível a todos, considerando a diversidade dos estudantes (CAST, 2008). Nesse contexto, os estilos de aprendizagem (PEREIRA, 2023) desempenham um papel central, pois refletem as preferências individuais na assimilação do conhecimento, variando conforme o ambiente de ensino e a experiência do aprendiz. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre estilos de aprendizagem e ensino inclusivo com base nos princípios do DUA. Para tanto, foi realizado um recorte da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino da autora deste trabalho, denominada “O ensino de química na perspectiva da educação inclusiva: os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem em práticas com Experimentação”, desenvolvida no ano de 2023. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009;), utilizando instrumentos para mapear os estilos de aprendizagem dos alunos e compreender suas formas predominantes de absorção do conhecimento. O estudo foi conduzido por meio da intervenção pedagógica (DAMIANI, 2008), permitindo a implementação de estratégias, como atividades experimentais, escrita, e trabalho colaborativo. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos, sendo 3 com deficiência. A metodologia de análise utilizada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresenta preferência por múltiplas formas de recepção da informação, reforçando a necessidade de um ensino multimodal. Além disso, verificou-se uma predominância do perfil teórico, que favorece a reflexão e o estudo individual, mas pode gerar resistência ao trabalho em equipe. Conclui-se que considerar os estilos de aprendizagem no planejamento pedagógico, aliado aos princípios do DUA, fortalece o ensino inclusivo e melhora o desempenho acadêmico. Valorizar a diversidade na aprendizagem contribui para que todos os estudantes se sintam pertencentes e ativos no processo educativo, promovendo uma educação mais equitativa e significativa.

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