ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO INCLUSIVO: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126150 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2844 "inscrito_id" => 8328 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO INCLUSIVO: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um pressuposto teórico-metodológico que busca tornar o ensino acessível a todos, considerando a diversidade dos estudantes (CAST, 2008). Nesse contexto, os estilos de aprendizagem (PEREIRA, 2023) desempenham um papel central, pois refletem as preferências individuais na assimilação do conhecimento, variando conforme o ambiente de ensino e a experiência do aprendiz. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre estilos de aprendizagem e ensino inclusivo com base nos princípios do DUA. Para tanto, foi realizado um recorte da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino da autora deste trabalho, denominada “O ensino de química na perspectiva da educação inclusiva: os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem em práticas com Experimentação”, desenvolvida no ano de 2023. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009;), utilizando instrumentos para mapear os estilos de aprendizagem dos alunos e compreender suas formas predominantes de absorção do conhecimento. O estudo foi conduzido por meio da intervenção pedagógica (DAMIANI, 2008), permitindo a implementação de estratégias, como atividades experimentais, escrita, e trabalho colaborativo. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos, sendo 3 com deficiência. A metodologia de análise utilizada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresenta preferência por múltiplas formas de recepção da informação, reforçando a necessidade de um ensino multimodal. Além disso, verificou-se uma predominância do perfil teórico, que favorece a reflexão e o estudo individual, mas pode gerar resistência ao trabalho em equipe. Conclui-se que considerar os estilos de aprendizagem no planejamento pedagógico, aliado aos princípios do DUA, fortalece o ensino inclusivo e melhora o desempenho acadêmico. Valorizar a diversidade na aprendizagem contribui para que todos os estudantes se sintam pertencentes e ativos no processo educativo, promovendo uma educação mais equitativa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8328_TB2844_30102025221650.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaradeoliver23@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126150 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2844 "inscrito_id" => 8328 "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO INCLUSIVO: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é um pressuposto teórico-metodológico que busca tornar o ensino acessível a todos, considerando a diversidade dos estudantes (CAST, 2008). Nesse contexto, os estilos de aprendizagem (PEREIRA, 2023) desempenham um papel central, pois refletem as preferências individuais na assimilação do conhecimento, variando conforme o ambiente de ensino e a experiência do aprendiz. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre estilos de aprendizagem e ensino inclusivo com base nos princípios do DUA. Para tanto, foi realizado um recorte da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino da autora deste trabalho, denominada “O ensino de química na perspectiva da educação inclusiva: os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem em práticas com Experimentação”, desenvolvida no ano de 2023. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009;), utilizando instrumentos para mapear os estilos de aprendizagem dos alunos e compreender suas formas predominantes de absorção do conhecimento. O estudo foi conduzido por meio da intervenção pedagógica (DAMIANI, 2008), permitindo a implementação de estratégias, como atividades experimentais, escrita, e trabalho colaborativo. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos, sendo 3 com deficiência. A metodologia de análise utilizada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes apresenta preferência por múltiplas formas de recepção da informação, reforçando a necessidade de um ensino multimodal. Além disso, verificou-se uma predominância do perfil teórico, que favorece a reflexão e o estudo individual, mas pode gerar resistência ao trabalho em equipe. Conclui-se que considerar os estilos de aprendizagem no planejamento pedagógico, aliado aos princípios do DUA, fortalece o ensino inclusivo e melhora o desempenho acadêmico. Valorizar a diversidade na aprendizagem contribui para que todos os estudantes se sintam pertencentes e ativos no processo educativo, promovendo uma educação mais equitativa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8328_TB2844_30102025221650.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA DE OLIVEIRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaradeoliver23@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }