Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DE DRENAGEM URBANA: UM CAMINHO PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A urbanização acelerada e o crescimento desordenado das cidades brasileiras têm agravado problemas ambientais, especialmente no que se refere à drenagem urbana. Enchentes, contaminação dos recursos hídricos e impermeabilização do solo são algumas das consequências da falta de planejamento e da adoção de soluções inadequadas. Nesse contexto, a Educação Ambiental surge como ferramenta essencial para conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância da gestão sustentável das águas pluviais. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre drenagem urbana e Educação Ambiental, identificando como práticas educacionais podem promover soluções mais eficazes e sustentáveis. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica de artigos científicos e políticas públicas que integram conceitos de sustentabilidade à gestão hídrica. Os resultados indicam que a falta de conhecimento e engajamento social contribui para a perpetuação de práticas ineficientes. No entanto, iniciativas educacionais e projetos participativos têm mostrado avanços na implementação de técnicas sustentáveis, como o uso de pavimentos permeáveis, a recuperação de áreas de várzea e a captação de água da chuva. Conclui-se que a integração entre gestão de drenagem e Educação Ambiental é essencial para tornar as cidades mais resilientes e equilibradas ambientalmente. Políticas públicas devem incluir programas de conscientização e participação comunitária, garantindo que o planejamento urbano considere não apenas a infraestrutura, mas também o envolvimento da sociedades na preservação dos recursos hídricos e na prevenção de impactos ambientais negativos.

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