ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NAS TURMAS DE MULTIANO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ATALAIA (AL): UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126165 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2887 "inscrito_id" => 7727 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NAS TURMAS DE MULTIANO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ATALAIA (AL): UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar os desafios das práticas pedagógicas realizadas nas turmas de multiano das escolas do campo de Atalaia (AL), no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A pesquisa busca evidenciar as estratégias pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos que influenciam o processo de alfabetização, considerando as especificidades do contexto do campo e as peculiaridades das turmas de multiano, na qual reuni diferentes faixas etárias de estudantes, anos e níveis de aprendizagem. Assim, através de uma abordagem qualitativa foi realizado uma revisão de literatura e analise documental dos planos pedagógicos, como também coleta de dados sobre a evolução de leitura e escrita através do alfabetômetro e pesquisa com os docentes. Os resultados demonstram os desafios quanto a aplicação da sequencia didática, a escassez de recursos que valorize os aspectos culturais do campo, a infrequência das crianças as aulas em períodos chuvosos, ao tempo que se destaca estratégias pedagógicas criativas e colaborativas para alfabetização e evolução das crianças no contexto da alfabetização. Este estudo contribui significativamente para um olhar sensível a valorização das práticas pedagógicas no campo, ressaltando a importância de contextualizar compromissos que atendam de forma mais especifica a realidade das escolas do Campo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7727_TB2887_29102025160408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE ALLANE ALMEIDA FREIRE" "autor_nome_curto" => "JANINE ALMEIDA" "autor_email" => "allane.janine19@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126165 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2887 "inscrito_id" => 7727 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NAS TURMAS DE MULTIANO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ATALAIA (AL): UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar os desafios das práticas pedagógicas realizadas nas turmas de multiano das escolas do campo de Atalaia (AL), no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A pesquisa busca evidenciar as estratégias pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos que influenciam o processo de alfabetização, considerando as especificidades do contexto do campo e as peculiaridades das turmas de multiano, na qual reuni diferentes faixas etárias de estudantes, anos e níveis de aprendizagem. Assim, através de uma abordagem qualitativa foi realizado uma revisão de literatura e analise documental dos planos pedagógicos, como também coleta de dados sobre a evolução de leitura e escrita através do alfabetômetro e pesquisa com os docentes. Os resultados demonstram os desafios quanto a aplicação da sequencia didática, a escassez de recursos que valorize os aspectos culturais do campo, a infrequência das crianças as aulas em períodos chuvosos, ao tempo que se destaca estratégias pedagógicas criativas e colaborativas para alfabetização e evolução das crianças no contexto da alfabetização. Este estudo contribui significativamente para um olhar sensível a valorização das práticas pedagógicas no campo, ressaltando a importância de contextualizar compromissos que atendam de forma mais especifica a realidade das escolas do Campo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7727_TB2887_29102025160408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE ALLANE ALMEIDA FREIRE" "autor_nome_curto" => "JANINE ALMEIDA" "autor_email" => "allane.janine19@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }