Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NAS TURMAS DE MULTIANO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ATALAIA (AL): UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126165
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2887
    "inscrito_id" => 7727
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NAS TURMAS DE MULTIANO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ATALAIA (AL): UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar os desafios das práticas pedagógicas realizadas nas turmas de multiano das escolas do campo de Atalaia (AL), no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A pesquisa busca evidenciar as estratégias pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos que influenciam o processo de alfabetização, considerando as especificidades do contexto do campo e as peculiaridades das turmas de multiano, na qual reuni diferentes faixas etárias de estudantes, anos e níveis de aprendizagem. Assim, através de uma abordagem qualitativa foi realizado uma revisão de literatura e analise documental dos planos pedagógicos, como também coleta de dados sobre a evolução de leitura e escrita através do alfabetômetro e pesquisa com os docentes. Os resultados demonstram os desafios quanto a aplicação da sequencia didática, a escassez de recursos que valorize os aspectos culturais do campo, a infrequência das crianças as aulas em períodos chuvosos, ao tempo que se destaca estratégias pedagógicas criativas e colaborativas para alfabetização e evolução das crianças no contexto da alfabetização. Este estudo contribui significativamente para um olhar sensível a valorização das práticas pedagógicas no campo, ressaltando a importância de contextualizar compromissos que atendam de forma mais especifica a realidade das escolas do Campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7727_TB2887_29102025160408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANINE ALLANE ALMEIDA FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "JANINE ALMEIDA"
    "autor_email" => "allane.janine19@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126165
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2887
    "inscrito_id" => 7727
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NAS TURMAS DE MULTIANO DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ATALAIA (AL): UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar os desafios das práticas pedagógicas realizadas nas turmas de multiano das escolas do campo de Atalaia (AL), no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A pesquisa busca evidenciar as estratégias pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos que influenciam o processo de alfabetização, considerando as especificidades do contexto do campo e as peculiaridades das turmas de multiano, na qual reuni diferentes faixas etárias de estudantes, anos e níveis de aprendizagem. Assim, através de uma abordagem qualitativa foi realizado uma revisão de literatura e analise documental dos planos pedagógicos, como também coleta de dados sobre a evolução de leitura e escrita através do alfabetômetro e pesquisa com os docentes. Os resultados demonstram os desafios quanto a aplicação da sequencia didática, a escassez de recursos que valorize os aspectos culturais do campo, a infrequência das crianças as aulas em períodos chuvosos, ao tempo que se destaca estratégias pedagógicas criativas e colaborativas para alfabetização e evolução das crianças no contexto da alfabetização. Este estudo contribui significativamente para um olhar sensível a valorização das práticas pedagógicas no campo, ressaltando a importância de contextualizar compromissos que atendam de forma mais especifica a realidade das escolas do Campo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7727_TB2887_29102025160408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANINE ALLANE ALMEIDA FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "JANINE ALMEIDA"
    "autor_email" => "allane.janine19@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios das práticas pedagógicas realizadas nas turmas de multiano das escolas do campo de Atalaia (AL), no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A pesquisa busca evidenciar as estratégias pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos que influenciam o processo de alfabetização, considerando as especificidades do contexto do campo e as peculiaridades das turmas de multiano, na qual reuni diferentes faixas etárias de estudantes, anos e níveis de aprendizagem. Assim, através de uma abordagem qualitativa foi realizado uma revisão de literatura e analise documental dos planos pedagógicos, como também coleta de dados sobre a evolução de leitura e escrita através do alfabetômetro e pesquisa com os docentes. Os resultados demonstram os desafios quanto a aplicação da sequencia didática, a escassez de recursos que valorize os aspectos culturais do campo, a infrequência das crianças as aulas em períodos chuvosos, ao tempo que se destaca estratégias pedagógicas criativas e colaborativas para alfabetização e evolução das crianças no contexto da alfabetização. Este estudo contribui significativamente para um olhar sensível a valorização das práticas pedagógicas no campo, ressaltando a importância de contextualizar compromissos que atendam de forma mais especifica a realidade das escolas do Campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.