Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NO ESTUDO DAS CÉLULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A utilização das tecnologias digitais na educação vem crescendo nos últimos anos, pois são ferramentas que auxiliam na rotina das aulas. Nesse contexto, destaca-se a Realidade Aumentada (RA), uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais, em modelos 3D interativos pelo telefone, ao espaço real. O uso da RA em sala de aula torna o ensino mais envolvente, uma vez que os alunos podem interagir com o virtual de forma espontânea e realística. Considerando a complexidade do ensino de ciências, principalmente, de conteúdos como a citologia que exploram estruturas microscópicas, este trabalho descreve a vivência da execução de um projeto de intervenção utilizando a RA como recurso didático para o ensino das células. Tal projeto foi desenvolvido pelos graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), durante o Estágio Curricular Supervisionado II, e aplicado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Raimundo Nonato-PI. O projeto envolveu três fases distintas para facilitar o aprendizado sobre células procariontes e eucariontes: a) uma aula teórica para fornecer informações básicas sobre o tema; b) acesso ao site Visible Body, via celular, para explorar as células no ambiente tridimensional; e c) elaboração e apresentação de maquetes representando as estruturas celulares e debate sobre a importância da tecnologia no ensino. Durante a aplicação do projeto foi possível perceber que os alunos se envolveram mais durante a interação com as imagens tridimensionais e ao relacioná-las com o conteúdo teórico, demonstrando interesse e participação ativa. Além disso, o uso da RA contribuiu para uma melhor compreensão da estrutura e função das células de forma imersiva e diferenciada. Essas atividades levantaram reflexões sobre os impactos das novas tecnologias na educação e a importância de métodos de ensino criativos para fortalecer o ensino de Biologia.

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