Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS NA EPT: O QUE DEVE SER INTEGRADO?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões sobre as práticas pedagógicas integradoras com foco no Ensino Médio Integrado- EMI. Está articulado ao GT 20 – Educação Profissional e Tecnológica. Entende-se que que a integração deve ocorrer entre os elementos do processo formativo, entre o sujeito e o meio do qual faz parte. A formação deve vincular o sujeito a sua realidade. Ciavatta (2005) vai afirmar que essa integração objetiva uma formação que permita o sujeito produzir e compreender as dinâmicas da sociedade a qual faz parte. Para Moreira (1999), é essencial que os conteúdos e práticas pedagógicas mantenham intima relação com a realidade dos sujeitos aprendentes. Pistak (2009) enfatiza que o processo formativo integrador deve valorizar a atividade dos estudantes. Nesse complexo contexto do processo formativo do sujeito, as práticas docentes assumem destaque. O presente artigo é trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na forma de revisão integrativa, segundo Oliveira (2010), é uma modalidade de estudo e análise de documentos de domínio científico como livros e periódicos. Na qual foram consultados artigos e dissertações publicados no portal Google Acadêmico, o portal da EduCAPES, e o Observatório do ProfEPT, para que se possa estabelecer o contato com publicações ou documentos que tratem da temática na EPT. Os resultados e discussões indicam que o ensino integrado ainda é um desafio e que não se deve limitar-se a práticas pedagógicas universais, é necessário entender que práticas pedagógicas integradoras devem ser desenvolvidas pelos participantes do processo educativo e adaptadas para a realidade que serão aplicadas.

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