AVANÇO OU RETROCESSO? O IMPACTO DAS IDEIAS DE EMÍLIA FERREIRO NA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2949 "inscrito_id" => 8606 "titulo" => "AVANÇO OU RETROCESSO? O IMPACTO DAS IDEIAS DE EMÍLIA FERREIRO NA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "A alfabetização é um dos pilares fundamentais da educação, sendo essencial para o desenvolvimento acadêmico e social dos indivíduos. No Brasil, a implementação da teoria da "Psicogênese da Língua Escrita", proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, gerou intensos debates sobre suas consequências para o ensino da leitura e escrita. Enquanto alguns consideram suas ideias uma revolução na compreensão do processo de aprendizagem infantil, outros apontam falhas que comprometeram a eficácia da alfabetização no país. Este artigo analisa criticamente o impacto dessas contribuições, questionando se representaram um avanço ou um retrocesso para a alfabetização. A pesquisa, de natureza bibliográfica, revisou publicações acadêmicas e materiais didáticos para avaliar os efeitos da abordagem construtivista no ensino da escrita. Os resultados indicam que, embora tenha trazido avanços na valorização das hipóteses infantis sobre a escrita e do letramento, a teoria desconsiderou a necessidade do ensino sistemático e explícito da relação entre fonemas e grafemas. Como consequência, a "desmetodização" do ensino gerou lacunas no aprendizado, refletindose negativamente nos índices educacionais. Conclui-se, portanto, que, apesar de suas contribuições teóricas, a abordagem psicogenética negligenciou aspectos fundamentais da alfabetização, comprometendo a aprendizagem de muitas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8606_TB2949_29102025195341.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EXPEDITA TORRES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "EXPEDITA TORRES" "autor_email" => "expeditatorres@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2949 "inscrito_id" => 8606 "titulo" => "AVANÇO OU RETROCESSO? O IMPACTO DAS IDEIAS DE EMÍLIA FERREIRO NA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "A alfabetização é um dos pilares fundamentais da educação, sendo essencial para o desenvolvimento acadêmico e social dos indivíduos. No Brasil, a implementação da teoria da "Psicogênese da Língua Escrita", proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, gerou intensos debates sobre suas consequências para o ensino da leitura e escrita. Enquanto alguns consideram suas ideias uma revolução na compreensão do processo de aprendizagem infantil, outros apontam falhas que comprometeram a eficácia da alfabetização no país. Este artigo analisa criticamente o impacto dessas contribuições, questionando se representaram um avanço ou um retrocesso para a alfabetização. A pesquisa, de natureza bibliográfica, revisou publicações acadêmicas e materiais didáticos para avaliar os efeitos da abordagem construtivista no ensino da escrita. Os resultados indicam que, embora tenha trazido avanços na valorização das hipóteses infantis sobre a escrita e do letramento, a teoria desconsiderou a necessidade do ensino sistemático e explícito da relação entre fonemas e grafemas. Como consequência, a "desmetodização" do ensino gerou lacunas no aprendizado, refletindose negativamente nos índices educacionais. Conclui-se, portanto, que, apesar de suas contribuições teóricas, a abordagem psicogenética negligenciou aspectos fundamentais da alfabetização, comprometendo a aprendizagem de muitas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8606_TB2949_29102025195341.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EXPEDITA TORRES GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "EXPEDITA TORRES" "autor_email" => "expeditatorres@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }