O USO DE UM KIT PEDAGÓGICO SOBRE INVERTEBRADOS MARINHOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126198 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2953 "inscrito_id" => 8018 "titulo" => "O USO DE UM KIT PEDAGÓGICO SOBRE INVERTEBRADOS MARINHOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO" "resumo" => "O ato de ensinar ciências e biologia é desafiador, pode ser árduo e pouco envolvente para os estudantes quando não contextualizado ou relacionado com o seu cotidiano. Fatores como a incompreensão de vocabulário, o uso excessivo de termos técnicos e um ensino meramente conteudista são limitantes para o desenvolvimento dos estudantes, com competências e habilidades para aplicar os conhecimentos nas experiências do dia a dia. Ensinar conteúdos biológicos demanda estratégias didáticas inovadoras de modo que o processo de aprendizagem se dê de forma investigativa, contextualizada e integradora. O presente trabalho buscou instigar a utilização de um kit pedagógico sobre invertebrados marinhos para ensinar na educação básica, analisando os potenciais e limites envolvidos para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é quali-quantitativa, tem como estratégias: estudo de caso e pesquisa-ação. Foi desenvolvida em duas escolas da educação básica da Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários e rodas de conversa. O público-alvo foram professores que utilizaram o material nas suas aulas de biologia, e estudantes que tiveram contato com o kit pedagógico. Para interpretação dos dados foi realizada a análise de conteúdo de Bardin e a escala de Likert de cinco pontos. Buscou-se compreender e refletir sobre a utilização, versatilidade, potencialidades e desafios do material, nos sentido de aperfeiçoar sua aplicação junto aos professores envolvidos. Nesse sentido, atividades formativas, com reconfigurações pedagógicas, se constituem como instrumentos de ampliação do repertório pedagógico para o uso do kit no ensino de ciências e biologia. A utilização de estratégias inovadoras de ensino contextualizado, constroem conhecimentos sobre biologia, associados a questões ambientais e na contribuição do debate acerca do ensino pautado no protagonismo juvenil e na diversificação de aulas de ciências e biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8018_TB2953_22102025114508.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK DE SOUSA DIAS" "autor_nome_curto" => "ERIK DIAS" "autor_email" => "euerik23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126198 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2953 "inscrito_id" => 8018 "titulo" => "O USO DE UM KIT PEDAGÓGICO SOBRE INVERTEBRADOS MARINHOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO" "resumo" => "O ato de ensinar ciências e biologia é desafiador, pode ser árduo e pouco envolvente para os estudantes quando não contextualizado ou relacionado com o seu cotidiano. Fatores como a incompreensão de vocabulário, o uso excessivo de termos técnicos e um ensino meramente conteudista são limitantes para o desenvolvimento dos estudantes, com competências e habilidades para aplicar os conhecimentos nas experiências do dia a dia. Ensinar conteúdos biológicos demanda estratégias didáticas inovadoras de modo que o processo de aprendizagem se dê de forma investigativa, contextualizada e integradora. O presente trabalho buscou instigar a utilização de um kit pedagógico sobre invertebrados marinhos para ensinar na educação básica, analisando os potenciais e limites envolvidos para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é quali-quantitativa, tem como estratégias: estudo de caso e pesquisa-ação. Foi desenvolvida em duas escolas da educação básica da Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários e rodas de conversa. O público-alvo foram professores que utilizaram o material nas suas aulas de biologia, e estudantes que tiveram contato com o kit pedagógico. Para interpretação dos dados foi realizada a análise de conteúdo de Bardin e a escala de Likert de cinco pontos. Buscou-se compreender e refletir sobre a utilização, versatilidade, potencialidades e desafios do material, nos sentido de aperfeiçoar sua aplicação junto aos professores envolvidos. Nesse sentido, atividades formativas, com reconfigurações pedagógicas, se constituem como instrumentos de ampliação do repertório pedagógico para o uso do kit no ensino de ciências e biologia. A utilização de estratégias inovadoras de ensino contextualizado, constroem conhecimentos sobre biologia, associados a questões ambientais e na contribuição do debate acerca do ensino pautado no protagonismo juvenil e na diversificação de aulas de ciências e biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8018_TB2953_22102025114508.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIK DE SOUSA DIAS" "autor_nome_curto" => "ERIK DIAS" "autor_email" => "euerik23@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }