Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE UM KIT PEDAGÓGICO SOBRE INVERTEBRADOS MARINHOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ato de ensinar ciências e biologia é desafiador, pode ser árduo e pouco envolvente para os estudantes quando não contextualizado ou relacionado com o seu cotidiano. Fatores como a incompreensão de vocabulário, o uso excessivo de termos técnicos e um ensino meramente conteudista são limitantes para o desenvolvimento dos estudantes, com competências e habilidades para aplicar os conhecimentos nas experiências do dia a dia. Ensinar conteúdos biológicos demanda estratégias didáticas inovadoras de modo que o processo de aprendizagem se dê de forma investigativa, contextualizada e integradora. O presente trabalho buscou instigar a utilização de um kit pedagógico sobre invertebrados marinhos para ensinar na educação básica, analisando os potenciais e limites envolvidos para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é quali-quantitativa, tem como estratégias: estudo de caso e pesquisa-ação. Foi desenvolvida em duas escolas da educação básica da Paraíba. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários e rodas de conversa. O público-alvo foram professores que utilizaram o material nas suas aulas de biologia, e estudantes que tiveram contato com o kit pedagógico. Para interpretação dos dados foi realizada a análise de conteúdo de Bardin e a escala de Likert de cinco pontos. Buscou-se compreender e refletir sobre a utilização, versatilidade, potencialidades e desafios do material, nos sentido de aperfeiçoar sua aplicação junto aos professores envolvidos. Nesse sentido, atividades formativas, com reconfigurações pedagógicas, se constituem como instrumentos de ampliação do repertório pedagógico para o uso do kit no ensino de ciências e biologia. A utilização de estratégias inovadoras de ensino contextualizado, constroem conhecimentos sobre biologia, associados a questões ambientais e na contribuição do debate acerca do ensino pautado no protagonismo juvenil e na diversificação de aulas de ciências e biologia.

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