FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA NA PRODUÇÃO DE LIVROS EM MULTIFORMATOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126207 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2972 "inscrito_id" => 8522 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA NA PRODUÇÃO DE LIVROS EM MULTIFORMATOS" "resumo" => "Este estudo, trata-se de um recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, e busca investigar a percepção de discentes da disciplina de literatura infantil do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da universidade federal do Piauí, sobre a elaboração de livros em multiformatos, com foco na obra "Histórias da Nossa Gente" orientada pela professora Dra, Alessandra Lopes de Oliveira Castelini no ano de 2024, bem como na inclusão na literatura infantil. A pesquisa será realizada por meio de um questionário aplicado aos discentes da turma, com base na criação desses livros, buscando compreender suas percepções durante o processo de elaboração. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos conceitos de formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, com apoio de autores como Castelini (2024), que discute a importância da literatura infantil e da acessibilidade no contexto educacional. Os principais resultados esperados indicam que, embora os discentes reconheçam a relevância da inclusão na educação, muitos provavelmente enfrentarão dificuldades na aplicação prática dos conceitos de multiformatos devido à falta de recursos e formação específica. Contudo, a experiência de participação na criação de livros tem o potencial de ser positiva, proporcionando um aprendizado significativo sobre as necessidades de adaptação de conteúdos literários. Dessa forma, este estudo contribui para a reflexão sobre a formação docente e a importância de práticas inclusivas no desenvolvimento de materiais educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8522_TB2972_27102025200820.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAARA JAMYLLE LEAL MACÊDO" "autor_nome_curto" => "Naara Macêdo" "autor_email" => "naarajamylle1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126207 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2972 "inscrito_id" => 8522 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA NA PRODUÇÃO DE LIVROS EM MULTIFORMATOS" "resumo" => "Este estudo, trata-se de um recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, e busca investigar a percepção de discentes da disciplina de literatura infantil do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da universidade federal do Piauí, sobre a elaboração de livros em multiformatos, com foco na obra "Histórias da Nossa Gente" orientada pela professora Dra, Alessandra Lopes de Oliveira Castelini no ano de 2024, bem como na inclusão na literatura infantil. A pesquisa será realizada por meio de um questionário aplicado aos discentes da turma, com base na criação desses livros, buscando compreender suas percepções durante o processo de elaboração. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos conceitos de formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, com apoio de autores como Castelini (2024), que discute a importância da literatura infantil e da acessibilidade no contexto educacional. Os principais resultados esperados indicam que, embora os discentes reconheçam a relevância da inclusão na educação, muitos provavelmente enfrentarão dificuldades na aplicação prática dos conceitos de multiformatos devido à falta de recursos e formação específica. Contudo, a experiência de participação na criação de livros tem o potencial de ser positiva, proporcionando um aprendizado significativo sobre as necessidades de adaptação de conteúdos literários. Dessa forma, este estudo contribui para a reflexão sobre a formação docente e a importância de práticas inclusivas no desenvolvimento de materiais educativos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8522_TB2972_27102025200820.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAARA JAMYLLE LEAL MACÊDO" "autor_nome_curto" => "Naara Macêdo" "autor_email" => "naarajamylle1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }