ELABORAÇÕES E CONSTRUÇÕES DAS DOCENTES COORDENADORAS A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MUNICIPAL DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (PROMLA)
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O referencial teórico-metodológico da investigação contempla os estudos de Bolzan e Powaczuk (2017), Imbernón (2011), Marcelo (1999), Nóvoa (2022), Pineau (1988), Powaczuk (2012) e Vieira (2007). A abordagem metodológica do estudo foi qualitativa do tipo estudo de caso, contemplando análise documental, questionários e entrevistas narrativas. A discussão proposta neste trabalho aborda as elaborações das professoras coordenadoras pedagógicas sobre formação, especialmente, considerando suas experiências como coordenadoras de escolas e suas ações no PROMLA. Assim, identificamos a perspectiva de autoformação impulsionadora pela busca do protagonismo na formação, reconhecemos que a cultura de colaboração agenciada precisa atender às especificidades e as demandas consequentes dos contextos emergentes que se apresentam nas diferentes realidades escolares e que representam desafios aos professores, também há o destaque para as temáticas com ênfase na relação entre as elaborações infantis sobre a escrita e sua correlação com os processos avaliativos em andamento e os tensionamentos à formação em contexto. Dessa maneira, a formação e o desenvolvimento profissional docente podem avançar em direção a perspectivas emancipatórias e geradoras de transformações e de reconfiguração contínua de seus fazeres e saberes." 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