Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÕES E CONSTRUÇÕES DAS DOCENTES COORDENADORAS A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MUNICIPAL DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (PROMLA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho aborda-se uma política pública municipal de formação continuada de professores e apresenta dados oriundos do estudo dissertativo desenvolvido no curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que teve como objetivo compreender as implicações do Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA), na tessitura da professoralidade dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS. O referencial teórico-metodológico da investigação contempla os estudos de Bolzan e Powaczuk (2017), Imbernón (2011), Marcelo (1999), Nóvoa (2022), Pineau (1988), Powaczuk (2012) e Vieira (2007). A abordagem metodológica do estudo foi qualitativa do tipo estudo de caso, contemplando análise documental, questionários e entrevistas narrativas. A discussão proposta neste trabalho aborda as elaborações das professoras coordenadoras pedagógicas sobre formação, especialmente, considerando suas experiências como coordenadoras de escolas e suas ações no PROMLA. Assim, identificamos a perspectiva de autoformação impulsionadora pela busca do protagonismo na formação, reconhecemos que a cultura de colaboração agenciada precisa atender às especificidades e as demandas consequentes dos contextos emergentes que se apresentam nas diferentes realidades escolares e que representam desafios aos professores, também há o destaque para as temáticas com ênfase na relação entre as elaborações infantis sobre a escrita e sua correlação com os processos avaliativos em andamento e os tensionamentos à formação em contexto. Dessa maneira, a formação e o desenvolvimento profissional docente podem avançar em direção a perspectivas emancipatórias e geradoras de transformações e de reconfiguração contínua de seus fazeres e saberes.

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