Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Química é uma ciência fundamental para compreender a natureza material, com foco no estudo das propriedades, estruturas e transformações da matéria. Além de ser essencial para o cotidiano, ela contribui na resolução de problemas ambientais, de saúde e em áreas ligadas à tecnologia. No entanto, a assimilação dos conteúdos de Química pode apresentar desafios, mesmo para pessoas com audição saudável. Este trabalho, baseado em pesquisa bibliográfica, tem como objetivo analisar metodologias de ensino de Química voltadas para estudantes surdos, destacando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como ferramenta essencial nesse processo. LIBRAS, uma linguagem visual utilizada principalmente por pessoas surdas e mudas, facilita a comunicação e o aprendizado. A pesquisa realizou uma revisão quantitativa de textos sobre o ensino de Química, suas aplicações e metodologias específicas para estudantes surdos. A complexidade da Química, associada à condição de a língua portuguesa ser a segunda língua para surdos (depois da LIBRAS), traz desafios únicos. Nesse contexto, a inclusão escolar tem desempenhado um papel central ao promover recursos que tornam as ciências mais acessíveis. Escolas e universidades têm incorporado intérpretes para possibilitar um ensino heterogêneo, traduzindo conteúdos orais para a língua de sinais e facilitando a compreensão dos alunos com essa condição.

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