Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISTAS SOBRE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO CONTEMPORÂNEO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao refletir acerca das relações entre educação, literatura e sociedade, apreende-se a necessidade de inserção da literatura afro-brasileira no cotidiano escolar, visando ao objeto literário enquanto peça fundamental para a consolidação de saberes e constituição de uma identidade social do indivíduo afro-brasileiro. Desse modo, a literatura sofre grande disparidade no ensino e aprendizagem quanto ao ensino de Língua Portuguesa ou da literatura puramente dita, graças à perpetualização do eurocentrismo imposto no Brasil. Assim, sustenta-se uma fuga efetiva da implementação do que registra e sugere o Currículo Nacional a respeito da literatura afro- brasileira, causando a insistência do estudo unilateral dos cânones e o afastamento de autores como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Solano Trindade. Dessa forma, a presente pesquisa inspirou-se não só na metodologia analítica qualitativa (Mendonça, 2017), mas também no caráter exploratório (Gasque, 2007), ansiando por direções que humanizassem e materializassem os déficits no ensino acerca de questões étnico-raciais estruturais da educação brasileira. Pode-se dizer, por fim, que a falta de formação de professores pesquisadores e de uma sistematização pública dos autores dessa força da arte literária resultam na continuidade de um projeto educacional cada vez mais longe do antirracismo e que, para tanto, projetos educacionais que visam à desconstrução de um modelo eurocentrista de estudo da arte promovem o autoconhecimento e o enriquecimento do saber do indivíduo social.

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