VISTAS SOBRE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO CONTEMPORÂNEO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2978 "inscrito_id" => 3563 "titulo" => "VISTAS SOBRE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "Ao refletir acerca das relações entre educação, literatura e sociedade, apreende-se a necessidade de inserção da literatura afro-brasileira no cotidiano escolar, visando ao objeto literário enquanto peça fundamental para a consolidação de saberes e constituição de uma identidade social do indivíduo afro-brasileiro. Desse modo, a literatura sofre grande disparidade no ensino e aprendizagem quanto ao ensino de Língua Portuguesa ou da literatura puramente dita, graças à perpetualização do eurocentrismo imposto no Brasil. Assim, sustenta-se uma fuga efetiva da implementação do que registra e sugere o Currículo Nacional a respeito da literatura afro- brasileira, causando a insistência do estudo unilateral dos cânones e o afastamento de autores como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Solano Trindade. Dessa forma, a presente pesquisa inspirou-se não só na metodologia analítica qualitativa (Mendonça, 2017), mas também no caráter exploratório (Gasque, 2007), ansiando por direções que humanizassem e materializassem os déficits no ensino acerca de questões étnico-raciais estruturais da educação brasileira. Pode-se dizer, por fim, que a falta de formação de professores pesquisadores e de uma sistematização pública dos autores dessa força da arte literária resultam na continuidade de um projeto educacional cada vez mais longe do antirracismo e que, para tanto, projetos educacionais que visam à desconstrução de um modelo eurocentrista de estudo da arte promovem o autoconhecimento e o enriquecimento do saber do indivíduo social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3563_TB2978_03112025140053.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY WICTÓRIA MARINHO NUNES" "autor_nome_curto" => "STEPHANY" "autor_email" => "stephanywmnunes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM (FBJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2978 "inscrito_id" => 3563 "titulo" => "VISTAS SOBRE A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "Ao refletir acerca das relações entre educação, literatura e sociedade, apreende-se a necessidade de inserção da literatura afro-brasileira no cotidiano escolar, visando ao objeto literário enquanto peça fundamental para a consolidação de saberes e constituição de uma identidade social do indivíduo afro-brasileiro. Desse modo, a literatura sofre grande disparidade no ensino e aprendizagem quanto ao ensino de Língua Portuguesa ou da literatura puramente dita, graças à perpetualização do eurocentrismo imposto no Brasil. Assim, sustenta-se uma fuga efetiva da implementação do que registra e sugere o Currículo Nacional a respeito da literatura afro- brasileira, causando a insistência do estudo unilateral dos cânones e o afastamento de autores como Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Solano Trindade. Dessa forma, a presente pesquisa inspirou-se não só na metodologia analítica qualitativa (Mendonça, 2017), mas também no caráter exploratório (Gasque, 2007), ansiando por direções que humanizassem e materializassem os déficits no ensino acerca de questões étnico-raciais estruturais da educação brasileira. Pode-se dizer, por fim, que a falta de formação de professores pesquisadores e de uma sistematização pública dos autores dessa força da arte literária resultam na continuidade de um projeto educacional cada vez mais longe do antirracismo e que, para tanto, projetos educacionais que visam à desconstrução de um modelo eurocentrista de estudo da arte promovem o autoconhecimento e o enriquecimento do saber do indivíduo social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3563_TB2978_03112025140053.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY WICTÓRIA MARINHO NUNES" "autor_nome_curto" => "STEPHANY" "autor_email" => "stephanywmnunes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM (FBJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }