Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ASSENTAMENTO RURAL PEDRO INÁCIO EM NAZARÉ DA MATA - PE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126221
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2995
    "inscrito_id" => 10251
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ASSENTAMENTO RURAL PEDRO INÁCIO EM NAZARÉ DA MATA - PE"
    "resumo" => "Nos assentamentos de Reforma Agrária são encontradas inúmeras dificuldades, entre elas a educação que não atende as suas necessidades. A melhor forma de ensinar e aprender em ambientes rurais é através da educação do campo e no campo, buscando alternativas de desenvolvimento que atendam a todos com base nisso este artigo apresenta como objetivo principal, desenvolver a geografia nos assentamentos rurais. Práticas de geografia e atividades interativas produzem no aluno interação entre o espaço no qual está inserido, auxiliando com que não fujam da realidade ou busquem aquilo que não lhes pertencem. Esta pesquisa foi realizada no assentamento Pedro Inácio em Nazaré da Mata, PE. Com o auxílio da geografia, os estudantes obtiveram noção do espaço no qual estão inseridos identificando todos os elementos que o compõe. Para facilitar o ensino-aprendizagem da geografia no campo a metodologia utilizada em sala de aula contribui para absorção do conteúdo, permitindo o estudante compreensão da matéria ministrada, consequentemente favorecendo a utilização e adequação no assentamento que ele está inserido. Visando isto, foi realizado o levantamento teórico de materiais digitais, como artigos e materiais impressos, como livros, para basear-se na fundamentação teórica e quais atividades seriam aplicadas ao assentamento | neste caso foi utilizada a dinâmica do corpo com o espaço geográfico apresentada pelo professor Castrogiovanni"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10251_TB2995_14102025110211.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA NASCIMENTO MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "duda.nascimentomarinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126221
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2995
    "inscrito_id" => 10251
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA NO ASSENTAMENTO RURAL PEDRO INÁCIO EM NAZARÉ DA MATA - PE"
    "resumo" => "Nos assentamentos de Reforma Agrária são encontradas inúmeras dificuldades, entre elas a educação que não atende as suas necessidades. A melhor forma de ensinar e aprender em ambientes rurais é através da educação do campo e no campo, buscando alternativas de desenvolvimento que atendam a todos com base nisso este artigo apresenta como objetivo principal, desenvolver a geografia nos assentamentos rurais. Práticas de geografia e atividades interativas produzem no aluno interação entre o espaço no qual está inserido, auxiliando com que não fujam da realidade ou busquem aquilo que não lhes pertencem. Esta pesquisa foi realizada no assentamento Pedro Inácio em Nazaré da Mata, PE. Com o auxílio da geografia, os estudantes obtiveram noção do espaço no qual estão inseridos identificando todos os elementos que o compõe. Para facilitar o ensino-aprendizagem da geografia no campo a metodologia utilizada em sala de aula contribui para absorção do conteúdo, permitindo o estudante compreensão da matéria ministrada, consequentemente favorecendo a utilização e adequação no assentamento que ele está inserido. Visando isto, foi realizado o levantamento teórico de materiais digitais, como artigos e materiais impressos, como livros, para basear-se na fundamentação teórica e quais atividades seriam aplicadas ao assentamento | neste caso foi utilizada a dinâmica do corpo com o espaço geográfico apresentada pelo professor Castrogiovanni"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10251_TB2995_14102025110211.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA NASCIMENTO MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "duda.nascimentomarinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos assentamentos de Reforma Agrária são encontradas inúmeras dificuldades, entre elas a educação que não atende as suas necessidades. A melhor forma de ensinar e aprender em ambientes rurais é através da educação do campo e no campo, buscando alternativas de desenvolvimento que atendam a todos com base nisso este artigo apresenta como objetivo principal, desenvolver a geografia nos assentamentos rurais. Práticas de geografia e atividades interativas produzem no aluno interação entre o espaço no qual está inserido, auxiliando com que não fujam da realidade ou busquem aquilo que não lhes pertencem. Esta pesquisa foi realizada no assentamento Pedro Inácio em Nazaré da Mata, PE. Com o auxílio da geografia, os estudantes obtiveram noção do espaço no qual estão inseridos identificando todos os elementos que o compõe. Para facilitar o ensino-aprendizagem da geografia no campo a metodologia utilizada em sala de aula contribui para absorção do conteúdo, permitindo o estudante compreensão da matéria ministrada, consequentemente favorecendo a utilização e adequação no assentamento que ele está inserido. Visando isto, foi realizado o levantamento teórico de materiais digitais, como artigos e materiais impressos, como livros, para basear-se na fundamentação teórica e quais atividades seriam aplicadas ao assentamento | neste caso foi utilizada a dinâmica do corpo com o espaço geográfico apresentada pelo professor Castrogiovanni

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.