Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS NA FRANÇA, IRLANDA E PORTUGAL PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, SUSTENTÁVEL, INCLUSIVA E EQUITATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126226
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3010
    "inscrito_id" => 8596
    "titulo" => "PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS NA FRANÇA, IRLANDA E PORTUGAL PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, SUSTENTÁVEL, INCLUSIVA E EQUITATIVA"
    "resumo" => "Este estudo decorre da participação de professores da Escola Municipal Santos Dumont (Fortaleza-CE) no Programa Professores Sem Fronteiras (PSF) em Grenoble-França (2023), Limerick-Irlanda e Aveiro-Portugal (2024). O PSF permitiu aos docentes conhecer metodologias educacionais inovadoras desses países e compartilhar suas experiências da Rede de Ensino local. Os professores participaram do Curso de Desenvolvimento Profissional Continuado em Educação, oferecido pela Universite Grenoble Alpes (INSPI) - França e Mary Immaculate College - Irlanda, além do curso STEAM na Fábrica Centro Ciência Viva-Aveiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. A formação incluiu visitas técnicas a escolas, seminários, palestras e encontros com educadores, incluindo professores do curso de Liderança e Gestão Educacional-CAPES (Irlanda), visita ao Centro de Aprendizagem Criativa - Blue Box e espaços culturais. Destacam-se abordagens como o investimento no bem-estar discente, a promoção de escolas inclusivas e a integração de tecnologias, cultura maker e STEAM. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou observação participativa, permitindo vivenciar práticas centradas no aluno. Observou-se que o currículo dos três países prioriza uma educação integral, sendo que o irlandês está em reformulação para maior integração entre áreas do conhecimento. Além disso, há uma forte valorização das artes na aprendizagem. O intercâmbio pedagógico proporcionou uma experiência enriquecedora, impactando a prática pedagógica dos docentes, ampliando sua visão educacional, suas ideias de sustentabilidade e incentivando a adaptação de estratégias inovadoras à realidade escolar local. A vivência instigou os professores a buscar constante capacitação, tornando a sala de aula um ambiente mais atrativo e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8596_TB3010_28102025233006.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ONETE RAULINO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ONETE COSTA"
    "autor_email" => "onete.raulinoc@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126226
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3010
    "inscrito_id" => 8596
    "titulo" => "PROFESSORES SEM FRONTEIRAS: EXPERIÊNCIAS NA FRANÇA, IRLANDA E PORTUGAL PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA, SUSTENTÁVEL, INCLUSIVA E EQUITATIVA"
    "resumo" => "Este estudo decorre da participação de professores da Escola Municipal Santos Dumont (Fortaleza-CE) no Programa Professores Sem Fronteiras (PSF) em Grenoble-França (2023), Limerick-Irlanda e Aveiro-Portugal (2024). O PSF permitiu aos docentes conhecer metodologias educacionais inovadoras desses países e compartilhar suas experiências da Rede de Ensino local. Os professores participaram do Curso de Desenvolvimento Profissional Continuado em Educação, oferecido pela Universite Grenoble Alpes (INSPI) - França e Mary Immaculate College - Irlanda, além do curso STEAM na Fábrica Centro Ciência Viva-Aveiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. A formação incluiu visitas técnicas a escolas, seminários, palestras e encontros com educadores, incluindo professores do curso de Liderança e Gestão Educacional-CAPES (Irlanda), visita ao Centro de Aprendizagem Criativa - Blue Box e espaços culturais. Destacam-se abordagens como o investimento no bem-estar discente, a promoção de escolas inclusivas e a integração de tecnologias, cultura maker e STEAM. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou observação participativa, permitindo vivenciar práticas centradas no aluno. Observou-se que o currículo dos três países prioriza uma educação integral, sendo que o irlandês está em reformulação para maior integração entre áreas do conhecimento. Além disso, há uma forte valorização das artes na aprendizagem. O intercâmbio pedagógico proporcionou uma experiência enriquecedora, impactando a prática pedagógica dos docentes, ampliando sua visão educacional, suas ideias de sustentabilidade e incentivando a adaptação de estratégias inovadoras à realidade escolar local. A vivência instigou os professores a buscar constante capacitação, tornando a sala de aula um ambiente mais atrativo e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8596_TB3010_28102025233006.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ONETE RAULINO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ONETE COSTA"
    "autor_email" => "onete.raulinoc@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo decorre da participação de professores da Escola Municipal Santos Dumont (Fortaleza-CE) no Programa Professores Sem Fronteiras (PSF) em Grenoble-França (2023), Limerick-Irlanda e Aveiro-Portugal (2024). O PSF permitiu aos docentes conhecer metodologias educacionais inovadoras desses países e compartilhar suas experiências da Rede de Ensino local. Os professores participaram do Curso de Desenvolvimento Profissional Continuado em Educação, oferecido pela Universite Grenoble Alpes (INSPI) - França e Mary Immaculate College - Irlanda, além do curso STEAM na Fábrica Centro Ciência Viva-Aveiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. A formação incluiu visitas técnicas a escolas, seminários, palestras e encontros com educadores, incluindo professores do curso de Liderança e Gestão Educacional-CAPES (Irlanda), visita ao Centro de Aprendizagem Criativa - Blue Box e espaços culturais. Destacam-se abordagens como o investimento no bem-estar discente, a promoção de escolas inclusivas e a integração de tecnologias, cultura maker e STEAM. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou observação participativa, permitindo vivenciar práticas centradas no aluno. Observou-se que o currículo dos três países prioriza uma educação integral, sendo que o irlandês está em reformulação para maior integração entre áreas do conhecimento. Além disso, há uma forte valorização das artes na aprendizagem. O intercâmbio pedagógico proporcionou uma experiência enriquecedora, impactando a prática pedagógica dos docentes, ampliando sua visão educacional, suas ideias de sustentabilidade e incentivando a adaptação de estratégias inovadoras à realidade escolar local. A vivência instigou os professores a buscar constante capacitação, tornando a sala de aula um ambiente mais atrativo e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.