ARTE E FOTOGRAFIA: UMA INTERVENÇÃO TECNOLOGICA NA APRENDIZAGEM NAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126228 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3015 "inscrito_id" => 4022 "titulo" => "ARTE E FOTOGRAFIA: UMA INTERVENÇÃO TECNOLOGICA NA APRENDIZAGEM NAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "A fotografia é uma ferramenta poderosa no contexto educacional, oferecendo diversas possibilidades de ensino e aprendizagem. Este artigo explora a importância do uso da fotografia em sala de aula, destacando como ela pode enriquecer o processo educativo, facilitar a compreensão de conceitos complexos e engajar os estudantes de maneira inovadora. Através de uma análise metodológica baseada como pesquisa qualitativa e estudo de caso discutimos os benefícios e as melhores práticas para a integração da fotografia no ambiente escolar. O objetivo desse trabalho era investigar como a fotografia pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, com o objetivo de analisar, compreender e descrever o trabalho realizado com o uso de fotografias, e quais as dificuldades que o educando encontrava na utilização dos objetos utilizados para o trabalho com as imagens, buscando compreende-lo com maior precisão, entendendo como a fotografia desenvolve a habilidade de leitura e escrita contribuindo para a aprendizagem, analisando o impacto na motivação dos alunos, procurando identificar estratégias eficazes para a incorporação da fotografia no processo educacional. Investigar como a fotografia pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em sala de aula. Estudando as relações entre a fotografia e a arte. Após o trabalho a fotografia se tornou importante para a evolução do desenvolver cognitivo de cada participante. Foi possível observar o quanto cada aluno se esforçava e gostava de cada obra realizada por eles, em cada avaliação eram notórias as mudanças positivas em relação à aprendizagem. Para qual utiliza autores fundamentais da teoria fotográfica como Philippe Dubois, Boris Kossoy, Michel Freeman e Paulo Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4022_TB3015_15102025203547.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE RODRIGUES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jackpj41@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126228 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3015 "inscrito_id" => 4022 "titulo" => "ARTE E FOTOGRAFIA: UMA INTERVENÇÃO TECNOLOGICA NA APRENDIZAGEM NAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "A fotografia é uma ferramenta poderosa no contexto educacional, oferecendo diversas possibilidades de ensino e aprendizagem. Este artigo explora a importância do uso da fotografia em sala de aula, destacando como ela pode enriquecer o processo educativo, facilitar a compreensão de conceitos complexos e engajar os estudantes de maneira inovadora. Através de uma análise metodológica baseada como pesquisa qualitativa e estudo de caso discutimos os benefícios e as melhores práticas para a integração da fotografia no ambiente escolar. O objetivo desse trabalho era investigar como a fotografia pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em sala de aula, com o objetivo de analisar, compreender e descrever o trabalho realizado com o uso de fotografias, e quais as dificuldades que o educando encontrava na utilização dos objetos utilizados para o trabalho com as imagens, buscando compreende-lo com maior precisão, entendendo como a fotografia desenvolve a habilidade de leitura e escrita contribuindo para a aprendizagem, analisando o impacto na motivação dos alunos, procurando identificar estratégias eficazes para a incorporação da fotografia no processo educacional. Investigar como a fotografia pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem em sala de aula. Estudando as relações entre a fotografia e a arte. Após o trabalho a fotografia se tornou importante para a evolução do desenvolver cognitivo de cada participante. Foi possível observar o quanto cada aluno se esforçava e gostava de cada obra realizada por eles, em cada avaliação eram notórias as mudanças positivas em relação à aprendizagem. Para qual utiliza autores fundamentais da teoria fotográfica como Philippe Dubois, Boris Kossoy, Michel Freeman e Paulo Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4022_TB3015_15102025203547.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE RODRIGUES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jackpj41@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }