ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO-INOVADOR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126230 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3021 "inscrito_id" => 8922 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO-INOVADOR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma etapa importante para a formação de professores, pois é por meio dele que o graduando tem contato com a prática docente. Nesta perspectiva, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão de literatura que pesquisou artigos que trouxessem aspectos de inclusão de estudantes com deficiência (Sassaki, 2009), indicadores de inovação pedagógica (Cunha, 2018) e aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) no Estágio Supervisionado da área de Ciências da Natureza. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na plataforma Periódicos CAPES. Foi utilizada a string de busca “estágio supervisionado AND aprendizagem significativa AND inclusão OR inovação OR ciências”. A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre de 2025, com os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2024, revisados por pares, de acesso aberto e que fossem ligados à área de Ciências da Natureza. Após a leitura dos títulos e resumos, restaram apenas dois artigos para leitura completa. Os dois artigos utilizaram mapas conceituais, sendo que o artigo 01 fez uso de mapas conceituais, referenciando a aprendizagem significativa. Já o artigo 02, além dos mapas conceituais, utilizou jogos de cartas para ensinar Física. Ambos artigos trouxeram aspectos que romperam com a forma tradicional de ensinar e aprender, um dos indicadores de inovação pedagógica (Cunha, 2018). Embora não tenha tido menção aos aspectos inclusivos diretamente nos estudos analisados, ambos artigos apresentam estratégias que possuem um potencial inclusivo-inovador. Concluímos que é preciso que mais pesquisas nesse âmbito sejam realizadas, tendo em vista a escassez de trabalhos encontrados e a necessidade de produzir conhecimentos a respeito desta temática, colaborando para garantia de educação inclusiva, inovadora e significativa para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8922_TB3021_10112025100240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE LIMA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandalima.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126230 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3021 "inscrito_id" => 8922 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS INCLUSIVO-INOVADOR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma etapa importante para a formação de professores, pois é por meio dele que o graduando tem contato com a prática docente. Nesta perspectiva, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão de literatura que pesquisou artigos que trouxessem aspectos de inclusão de estudantes com deficiência (Sassaki, 2009), indicadores de inovação pedagógica (Cunha, 2018) e aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) no Estágio Supervisionado da área de Ciências da Natureza. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na plataforma Periódicos CAPES. Foi utilizada a string de busca “estágio supervisionado AND aprendizagem significativa AND inclusão OR inovação OR ciências”. A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre de 2025, com os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2024, revisados por pares, de acesso aberto e que fossem ligados à área de Ciências da Natureza. Após a leitura dos títulos e resumos, restaram apenas dois artigos para leitura completa. Os dois artigos utilizaram mapas conceituais, sendo que o artigo 01 fez uso de mapas conceituais, referenciando a aprendizagem significativa. Já o artigo 02, além dos mapas conceituais, utilizou jogos de cartas para ensinar Física. Ambos artigos trouxeram aspectos que romperam com a forma tradicional de ensinar e aprender, um dos indicadores de inovação pedagógica (Cunha, 2018). Embora não tenha tido menção aos aspectos inclusivos diretamente nos estudos analisados, ambos artigos apresentam estratégias que possuem um potencial inclusivo-inovador. Concluímos que é preciso que mais pesquisas nesse âmbito sejam realizadas, tendo em vista a escassez de trabalhos encontrados e a necessidade de produzir conhecimentos a respeito desta temática, colaborando para garantia de educação inclusiva, inovadora e significativa para todos os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8922_TB3021_10112025100240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE LIMA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandalima.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }