EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFAL: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A ATUAÇÃO DOS NAPNE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3034 "inscrito_id" => 9880 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFAL: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A ATUAÇÃO DOS NAPNE" "resumo" => "Este estudo analisa os desafios e perspectivas da educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco na percepção de alunos e servidores sobre a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, realizada nos campi Satuba, Benedito Bentes e Rio Largo do IFAL. A coleta de dados inclui questionários estruturados com escala Likert, e análise documental. Os objetivos centrais são mapear os desafios enfrentados pelos NAPNEs, identificar práticas bem-sucedidas, avaliar a percepção da comunidade acadêmica sobre a eficácia das ações inclusivas e propor recomendações para aprimorar as políticas de inclusão. Como parte dos resultados preliminares, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre educação inclusiva e a atuação dos NAPNEs em Institutos Federais, com base em estudos publicados nas bases de dados científicas da SCOPUS e Periódico da CAPES. A análise permitiu identificar tendências, lacunas e boas práticas no campo da inclusão, fundamentando a construção do instrumento de coleta de dados. Este foi elaborado com base nos trabalhos de Perinini (2021), Souza et al. (2021) e Cunha (2020), adaptado ao contexto do IFAL. O pré-teste do instrumento foi aplicado no Campus Satuba, envolvendo 35 estudantes, 5 docentes e 4 técnicos administrativos, visando validar sua estrutura e aprimorar a coleta de dados para as etapas subsequentes. A pesquisa busca contribuir para a promoção de um ambiente educacional mais equitativo e acessível, além de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas eficazes. A conclusão do estudo está prevista para julho de 2025." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9880_TB3034_10112025213658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO LUÍS ALVES DE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardo.ribeiro@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126234 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3034 "inscrito_id" => 9880 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO IFAL: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A ATUAÇÃO DOS NAPNE" "resumo" => "Este estudo analisa os desafios e perspectivas da educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco na percepção de alunos e servidores sobre a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, realizada nos campi Satuba, Benedito Bentes e Rio Largo do IFAL. A coleta de dados inclui questionários estruturados com escala Likert, e análise documental. Os objetivos centrais são mapear os desafios enfrentados pelos NAPNEs, identificar práticas bem-sucedidas, avaliar a percepção da comunidade acadêmica sobre a eficácia das ações inclusivas e propor recomendações para aprimorar as políticas de inclusão. Como parte dos resultados preliminares, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre educação inclusiva e a atuação dos NAPNEs em Institutos Federais, com base em estudos publicados nas bases de dados científicas da SCOPUS e Periódico da CAPES. A análise permitiu identificar tendências, lacunas e boas práticas no campo da inclusão, fundamentando a construção do instrumento de coleta de dados. Este foi elaborado com base nos trabalhos de Perinini (2021), Souza et al. (2021) e Cunha (2020), adaptado ao contexto do IFAL. O pré-teste do instrumento foi aplicado no Campus Satuba, envolvendo 35 estudantes, 5 docentes e 4 técnicos administrativos, visando validar sua estrutura e aprimorar a coleta de dados para as etapas subsequentes. A pesquisa busca contribuir para a promoção de um ambiente educacional mais equitativo e acessível, além de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas eficazes. A conclusão do estudo está prevista para julho de 2025." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9880_TB3034_10112025213658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO LUÍS ALVES DE OLIVEIRA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardo.ribeiro@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }