REFLEXÕES SOBRE AUSÊNCIA DA DISCIPLINA ‘PARASITOLOGIA’ NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA, CAMPUS CAPANEMA/PA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126238 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3039 "inscrito_id" => 6947 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AUSÊNCIA DA DISCIPLINA ‘PARASITOLOGIA’ NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA, CAMPUS CAPANEMA/PA" "resumo" => "A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Capanema/PA oferta o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desde 2015. Dentre os conteúdos formativos de Ciências e Biologia, há o ensino da Parasitologia. Ele é fundamental para educação básica, pois propicia a articulação de temas científicos, tecnológicos e sociais necessários para a formação crítica dos alunos por meio da contextualização realizada pelos professores. Para tanto, é necessário que esses profissionais sejam capacitados durante a formação inicial. Tendo isso em vista, ao analisar a primeira matriz curricular do curso (2015 a 2022), notou-se a ausência da disciplina específica de Parasitologia, indicando lacunas na formação inicial dos licenciandos da instituição. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo analisar os impactos na formação inicial de professores que concluíram o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA-Capanema/PA sem cursar a disciplina específica de Parasitologia. Este trabalho também analisou ementas do PPC antigo e atual(2023/2024) relacionadas à Parasitologia. A pesquisa possui caráter exploratório e documental e os participantes foram discentes e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA/Capanema-PA, dos anos 2015 a 2022. Os dados foram obtidos por meio de entrevista estruturada via Google Meet e analisados por categorias. Os participantes destacaram a necessidade de aprimorar a formação inicial docente para o ensino de Parasitologia, devido às inseguranças relatadas ao ministrar esses conteúdos na educação básica e à carência de aprofundamento teórico e prático durante a graduação. A análise do antigo PPC revelou disciplinas que discutiam a relação parasito-hospedeiro, como Zoologia, que, apesar de suas contribuições, não ofereciam suporte suficiente aos discentes e egressos para lecionar conteúdos de Parasitologia. Em contrapartida, o novo PPC inclui a disciplina ‘Parasitologia’ e componentes curriculares que integram conteúdos científicos diretamente às práticas pedagógicas, representando, assim, um avanço importante na formação inicial dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6947_TB3039_10112025212708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOIZE DE NAZARÉ PAVÃO FARIAS" "autor_nome_curto" => "Eloize Farias" "autor_email" => "eloize.farias.2016@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126238 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3039 "inscrito_id" => 6947 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AUSÊNCIA DA DISCIPLINA ‘PARASITOLOGIA’ NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA, CAMPUS CAPANEMA/PA" "resumo" => "A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Capanema/PA oferta o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desde 2015. Dentre os conteúdos formativos de Ciências e Biologia, há o ensino da Parasitologia. Ele é fundamental para educação básica, pois propicia a articulação de temas científicos, tecnológicos e sociais necessários para a formação crítica dos alunos por meio da contextualização realizada pelos professores. Para tanto, é necessário que esses profissionais sejam capacitados durante a formação inicial. Tendo isso em vista, ao analisar a primeira matriz curricular do curso (2015 a 2022), notou-se a ausência da disciplina específica de Parasitologia, indicando lacunas na formação inicial dos licenciandos da instituição. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo analisar os impactos na formação inicial de professores que concluíram o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA-Capanema/PA sem cursar a disciplina específica de Parasitologia. Este trabalho também analisou ementas do PPC antigo e atual(2023/2024) relacionadas à Parasitologia. A pesquisa possui caráter exploratório e documental e os participantes foram discentes e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA/Capanema-PA, dos anos 2015 a 2022. Os dados foram obtidos por meio de entrevista estruturada via Google Meet e analisados por categorias. Os participantes destacaram a necessidade de aprimorar a formação inicial docente para o ensino de Parasitologia, devido às inseguranças relatadas ao ministrar esses conteúdos na educação básica e à carência de aprofundamento teórico e prático durante a graduação. A análise do antigo PPC revelou disciplinas que discutiam a relação parasito-hospedeiro, como Zoologia, que, apesar de suas contribuições, não ofereciam suporte suficiente aos discentes e egressos para lecionar conteúdos de Parasitologia. Em contrapartida, o novo PPC inclui a disciplina ‘Parasitologia’ e componentes curriculares que integram conteúdos científicos diretamente às práticas pedagógicas, representando, assim, um avanço importante na formação inicial dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6947_TB3039_10112025212708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOIZE DE NAZARÉ PAVÃO FARIAS" "autor_nome_curto" => "Eloize Farias" "autor_email" => "eloize.farias.2016@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }