Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE AUSÊNCIA DA DISCIPLINA ‘PARASITOLOGIA’ NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRA, CAMPUS CAPANEMA/PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Capanema/PA oferta o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desde 2015. Dentre os conteúdos formativos de Ciências e Biologia, há o ensino da Parasitologia. Ele é fundamental para educação básica, pois propicia a articulação de temas científicos, tecnológicos e sociais necessários para a formação crítica dos alunos por meio da contextualização realizada pelos professores. Para tanto, é necessário que esses profissionais sejam capacitados durante a formação inicial. Tendo isso em vista, ao analisar a primeira matriz curricular do curso (2015 a 2022), notou-se a ausência da disciplina específica de Parasitologia, indicando lacunas na formação inicial dos licenciandos da instituição. Nesse contexto, o estudo teve como objetivo analisar os impactos na formação inicial de professores que concluíram o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA-Capanema/PA sem cursar a disciplina específica de Parasitologia. Este trabalho também analisou ementas do PPC antigo e atual(2023/2024) relacionadas à Parasitologia. A pesquisa possui caráter exploratório e documental e os participantes foram discentes e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRA/Capanema-PA, dos anos 2015 a 2022. Os dados foram obtidos por meio de entrevista estruturada via Google Meet e analisados por categorias. Os participantes destacaram a necessidade de aprimorar a formação inicial docente para o ensino de Parasitologia, devido às inseguranças relatadas ao ministrar esses conteúdos na educação básica e à carência de aprofundamento teórico e prático durante a graduação. A análise do antigo PPC revelou disciplinas que discutiam a relação parasito-hospedeiro, como Zoologia, que, apesar de suas contribuições, não ofereciam suporte suficiente aos discentes e egressos para lecionar conteúdos de Parasitologia. Em contrapartida, o novo PPC inclui a disciplina ‘Parasitologia’ e componentes curriculares que integram conteúdos científicos diretamente às práticas pedagógicas, representando, assim, um avanço importante na formação inicial dos professores.

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