CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: A PRÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126239 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3040 "inscrito_id" => 9876 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: A PRÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho relata as concepções de linguagem que se pratica em sala de aula, sobretudo nas atividades de leitura e nos livros didáticos. Os professores que se dizem já terem conhecimentos sobre as concepções de linguagem, deveriam adotar a forma interacionista para formar estudantes críticos no uso da língua portuguesa que vai de todo o contexto e sentido. Desse modo, a forma de ensino contextualizado que na teoria dizem realizar, ocorre apenas de maneira parcial, sendo assim, as concepções de linguagem como expressão do pensamento e instrumento de comunicação tem se perdurado ainda depois de muitos anos de renovação das concepções. Essa observação foi feita em uma escola estadual, com a turma do 8° ano do ensino fundamental, na cidade de Castanhal, através de uma pesquisa de campo a respeito das concepções de linguagem no ensino aprendizagem, ou seja, como elas são tiradas da teoria para o contexto real da realidade de ensino. As duas aulas analisadas tinha por conteúdo o gênero textual: fábula. Foi feita também uma entrevista com a professora de língua portuguesa que respondeu perguntas de um questionário. Para embasar este trabalho, recorremos aos autores Perfeito (2010); Geraldi (1984); Fuza e Ohuschi ( 2014); Sobral e Giocomelli(2016); Fuza, Ohuschi e Menegassi(2020). Que se perspectiva nas Concepções de linguagem e como elas podem influenciar na prática do docente como também no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciam como as concepções de linguagem estão presentes na abordagem do professor e nas atividades do livro didático e como eles abordam determinado conteúdo no ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9876_TB3040_23102025111220.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIÃ NOGUEIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MIDIÃ" "autor_email" => "midianogueira13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126239 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3040 "inscrito_id" => 9876 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: A PRÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho relata as concepções de linguagem que se pratica em sala de aula, sobretudo nas atividades de leitura e nos livros didáticos. Os professores que se dizem já terem conhecimentos sobre as concepções de linguagem, deveriam adotar a forma interacionista para formar estudantes críticos no uso da língua portuguesa que vai de todo o contexto e sentido. Desse modo, a forma de ensino contextualizado que na teoria dizem realizar, ocorre apenas de maneira parcial, sendo assim, as concepções de linguagem como expressão do pensamento e instrumento de comunicação tem se perdurado ainda depois de muitos anos de renovação das concepções. Essa observação foi feita em uma escola estadual, com a turma do 8° ano do ensino fundamental, na cidade de Castanhal, através de uma pesquisa de campo a respeito das concepções de linguagem no ensino aprendizagem, ou seja, como elas são tiradas da teoria para o contexto real da realidade de ensino. As duas aulas analisadas tinha por conteúdo o gênero textual: fábula. Foi feita também uma entrevista com a professora de língua portuguesa que respondeu perguntas de um questionário. Para embasar este trabalho, recorremos aos autores Perfeito (2010); Geraldi (1984); Fuza e Ohuschi ( 2014); Sobral e Giocomelli(2016); Fuza, Ohuschi e Menegassi(2020). Que se perspectiva nas Concepções de linguagem e como elas podem influenciar na prática do docente como também no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciam como as concepções de linguagem estão presentes na abordagem do professor e nas atividades do livro didático e como eles abordam determinado conteúdo no ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9876_TB3040_23102025111220.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIÃ NOGUEIRA E SILVA" "autor_nome_curto" => "MIDIÃ" "autor_email" => "midianogueira13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }