MENINAS NAS CIÊNCIAS: DISCIPLINA ELETIVA SOBRE INCLUSÃO DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO E PRODUÇÃO DE HQ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126240 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3042 "inscrito_id" => 5523 "titulo" => "MENINAS NAS CIÊNCIAS: DISCIPLINA ELETIVA SOBRE INCLUSÃO DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO E PRODUÇÃO DE HQ" "resumo" => "Os diversos espaços sociais são responsáveis por conduzir homens e mulheres a desempenhar certos comportamentos e atitudes. O que acaba definindo, determinando, papéis sociais aprendidos pelos indivíduos ao longo da vida. Um desses espaços sociais, responsável pela construção de subjetividades, é a escola. Nela as pessoas entram em contato com seus pares e constroem suas identidades. Nesse sentido, a escola é um espaço que precisa assegurar a valorização da dignidade quanto às questões de gênero. Neste sentido, este texto apresenta um relato de experiência, trazendo a construção e a vivência de uma atividade desenvolvida em uma eletiva no ensino médio intitulada “meninas nas ciências” do 2º ano. Esta atividade foi organizada com intenção de proporcionar discussões de gênero entre os/as discentes, através da utilização de histórias em quadrinhos, contando a história de mulheres brasileiras cientistas. A atividade foi vivenciada por meio de pesquisa realizada no espaço do laboratório de informática da escola e as histórias em quadrinhos foram construídas utilizando o aplicativo Canva. Nos trabalhos apresentados pelas/os alunas/os, a maioria das construções tiveram em torno de duas páginas, o que configura uma história em quadrinhos curta. Nelas foram condensados muitos textos explicativos, o que na nossa compreensão acaba retirando o caráter lúdico desse formato de texto, porém as imagens utilizadas foram visualmente atrativas. Em relação à discussão de gênero, a atividade contribui para assegurar modelos femininos para além dos papéis sociais associados às mulheres tais como: cuidados com o lar e a família, o que nos permitiu perceber o quanto é importante criar situações em que as/os alunas/os percebem que mulheres que seguiram carreira na ciência tiveram/têm relevância no cenário nacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5523_TB3042_14102025223011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GABRIELA MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlagabimorais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126240 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3042 "inscrito_id" => 5523 "titulo" => "MENINAS NAS CIÊNCIAS: DISCIPLINA ELETIVA SOBRE INCLUSÃO DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO E PRODUÇÃO DE HQ" "resumo" => "Os diversos espaços sociais são responsáveis por conduzir homens e mulheres a desempenhar certos comportamentos e atitudes. O que acaba definindo, determinando, papéis sociais aprendidos pelos indivíduos ao longo da vida. Um desses espaços sociais, responsável pela construção de subjetividades, é a escola. Nela as pessoas entram em contato com seus pares e constroem suas identidades. Nesse sentido, a escola é um espaço que precisa assegurar a valorização da dignidade quanto às questões de gênero. Neste sentido, este texto apresenta um relato de experiência, trazendo a construção e a vivência de uma atividade desenvolvida em uma eletiva no ensino médio intitulada “meninas nas ciências” do 2º ano. Esta atividade foi organizada com intenção de proporcionar discussões de gênero entre os/as discentes, através da utilização de histórias em quadrinhos, contando a história de mulheres brasileiras cientistas. A atividade foi vivenciada por meio de pesquisa realizada no espaço do laboratório de informática da escola e as histórias em quadrinhos foram construídas utilizando o aplicativo Canva. Nos trabalhos apresentados pelas/os alunas/os, a maioria das construções tiveram em torno de duas páginas, o que configura uma história em quadrinhos curta. Nelas foram condensados muitos textos explicativos, o que na nossa compreensão acaba retirando o caráter lúdico desse formato de texto, porém as imagens utilizadas foram visualmente atrativas. Em relação à discussão de gênero, a atividade contribui para assegurar modelos femininos para além dos papéis sociais associados às mulheres tais como: cuidados com o lar e a família, o que nos permitiu perceber o quanto é importante criar situações em que as/os alunas/os percebem que mulheres que seguiram carreira na ciência tiveram/têm relevância no cenário nacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5523_TB3042_14102025223011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GABRIELA MORAIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlagabimorais@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }