Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA CURTAS & CIÊNCIAS: A FÍSICA ATRAVÉS DAS TELAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126243
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3050
    "inscrito_id" => 2493
    "titulo" => "OFICINA CURTAS & CIÊNCIAS: A FÍSICA ATRAVÉS DAS TELAS"
    "resumo" => "A oficina “Curtas & Ciências: A Física Através das Telas” propõe uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem da Física, unindo ciência e audiovisual. A ideia partiu do desejo dos autores de transformar teorias da física em narrativas envolventes, incentivando os estudantes do ensino médio a produzirem vídeos que expliquem fenômenos, teorias e conceitos físicos de maneira criativa, usando uma linguagem envolvente para os jovens estudantes. Ao longo da oficina, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da produção audiovisual, como roteirização, filmagem e edição, além de explorar os fundamentos da Física. Os temas foram sugeridos para serem de livre escolha dos grupos, variando desde mecânica básica até física moderna, proporcionando liberdade criativa aos alunos. A metodologia é baseada no aprendizado ativo: em vez de apenas absorver a teoria, os participantes aplicarão seus conhecimentos na prática, desenvolvendo roteiros, gravando cenas e editando seus próprios vídeos, de forma que eles pensem na aplicabilidade dos mais diversos fenômenos científicos descritos pela Física. O objetivo é tornar a física mais atrativa e interativa, aproximando os alunos da ciência através da arte e, assim, promover o aprendizado da ciência de forma integralizadora. Além de estimular a criatividade, a oficina incentiva o trabalho em equipe, a comunicação científica e a capacidade de síntese. Essas são habilidades fundamentais para qualquer área do conhecimento. Como culminância, foi organizado uma mostra cinematográfica, com os vídeos produzidos, possibilitando aos alunos socializar seu trabalho e discutir os temas abordados com seus pares. Com essa iniciativa, pudemos demonstrar que a física nem sempre precisa ser abstrata, mas pode se tornar divertida e envolvente para todos quando unimos criatividade, metodologia e senso artístico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2493_TB3050_30102025232506.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR"
    "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126243
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3050
    "inscrito_id" => 2493
    "titulo" => "OFICINA CURTAS & CIÊNCIAS: A FÍSICA ATRAVÉS DAS TELAS"
    "resumo" => "A oficina “Curtas & Ciências: A Física Através das Telas” propõe uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem da Física, unindo ciência e audiovisual. A ideia partiu do desejo dos autores de transformar teorias da física em narrativas envolventes, incentivando os estudantes do ensino médio a produzirem vídeos que expliquem fenômenos, teorias e conceitos físicos de maneira criativa, usando uma linguagem envolvente para os jovens estudantes. Ao longo da oficina, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da produção audiovisual, como roteirização, filmagem e edição, além de explorar os fundamentos da Física. Os temas foram sugeridos para serem de livre escolha dos grupos, variando desde mecânica básica até física moderna, proporcionando liberdade criativa aos alunos. A metodologia é baseada no aprendizado ativo: em vez de apenas absorver a teoria, os participantes aplicarão seus conhecimentos na prática, desenvolvendo roteiros, gravando cenas e editando seus próprios vídeos, de forma que eles pensem na aplicabilidade dos mais diversos fenômenos científicos descritos pela Física. O objetivo é tornar a física mais atrativa e interativa, aproximando os alunos da ciência através da arte e, assim, promover o aprendizado da ciência de forma integralizadora. Além de estimular a criatividade, a oficina incentiva o trabalho em equipe, a comunicação científica e a capacidade de síntese. Essas são habilidades fundamentais para qualquer área do conhecimento. Como culminância, foi organizado uma mostra cinematográfica, com os vídeos produzidos, possibilitando aos alunos socializar seu trabalho e discutir os temas abordados com seus pares. Com essa iniciativa, pudemos demonstrar que a física nem sempre precisa ser abstrata, mas pode se tornar divertida e envolvente para todos quando unimos criatividade, metodologia e senso artístico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2493_TB3050_30102025232506.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR"
    "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A oficina “Curtas & Ciências: A Física Através das Telas” propõe uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem da Física, unindo ciência e audiovisual. A ideia partiu do desejo dos autores de transformar teorias da física em narrativas envolventes, incentivando os estudantes do ensino médio a produzirem vídeos que expliquem fenômenos, teorias e conceitos físicos de maneira criativa, usando uma linguagem envolvente para os jovens estudantes. Ao longo da oficina, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da produção audiovisual, como roteirização, filmagem e edição, além de explorar os fundamentos da Física. Os temas foram sugeridos para serem de livre escolha dos grupos, variando desde mecânica básica até física moderna, proporcionando liberdade criativa aos alunos. A metodologia é baseada no aprendizado ativo: em vez de apenas absorver a teoria, os participantes aplicarão seus conhecimentos na prática, desenvolvendo roteiros, gravando cenas e editando seus próprios vídeos, de forma que eles pensem na aplicabilidade dos mais diversos fenômenos científicos descritos pela Física. O objetivo é tornar a física mais atrativa e interativa, aproximando os alunos da ciência através da arte e, assim, promover o aprendizado da ciência de forma integralizadora. Além de estimular a criatividade, a oficina incentiva o trabalho em equipe, a comunicação científica e a capacidade de síntese. Essas são habilidades fundamentais para qualquer área do conhecimento. Como culminância, foi organizado uma mostra cinematográfica, com os vídeos produzidos, possibilitando aos alunos socializar seu trabalho e discutir os temas abordados com seus pares. Com essa iniciativa, pudemos demonstrar que a física nem sempre precisa ser abstrata, mas pode se tornar divertida e envolvente para todos quando unimos criatividade, metodologia e senso artístico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.