OFICINA CURTAS & CIÊNCIAS: A FÍSICA ATRAVÉS DAS TELAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126243 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3050 "inscrito_id" => 2493 "titulo" => "OFICINA CURTAS & CIÊNCIAS: A FÍSICA ATRAVÉS DAS TELAS" "resumo" => "A oficina “Curtas & Ciências: A Física Através das Telas” propõe uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem da Física, unindo ciência e audiovisual. A ideia partiu do desejo dos autores de transformar teorias da física em narrativas envolventes, incentivando os estudantes do ensino médio a produzirem vídeos que expliquem fenômenos, teorias e conceitos físicos de maneira criativa, usando uma linguagem envolvente para os jovens estudantes. Ao longo da oficina, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da produção audiovisual, como roteirização, filmagem e edição, além de explorar os fundamentos da Física. Os temas foram sugeridos para serem de livre escolha dos grupos, variando desde mecânica básica até física moderna, proporcionando liberdade criativa aos alunos. A metodologia é baseada no aprendizado ativo: em vez de apenas absorver a teoria, os participantes aplicarão seus conhecimentos na prática, desenvolvendo roteiros, gravando cenas e editando seus próprios vídeos, de forma que eles pensem na aplicabilidade dos mais diversos fenômenos científicos descritos pela Física. O objetivo é tornar a física mais atrativa e interativa, aproximando os alunos da ciência através da arte e, assim, promover o aprendizado da ciência de forma integralizadora. Além de estimular a criatividade, a oficina incentiva o trabalho em equipe, a comunicação científica e a capacidade de síntese. Essas são habilidades fundamentais para qualquer área do conhecimento. Como culminância, foi organizado uma mostra cinematográfica, com os vídeos produzidos, possibilitando aos alunos socializar seu trabalho e discutir os temas abordados com seus pares. Com essa iniciativa, pudemos demonstrar que a física nem sempre precisa ser abstrata, mas pode se tornar divertida e envolvente para todos quando unimos criatividade, metodologia e senso artístico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2493_TB3050_30102025232506.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR" "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126243 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3050 "inscrito_id" => 2493 "titulo" => "OFICINA CURTAS & CIÊNCIAS: A FÍSICA ATRAVÉS DAS TELAS" "resumo" => "A oficina “Curtas & Ciências: A Física Através das Telas” propõe uma abordagem inovadora para o ensino e a aprendizagem da Física, unindo ciência e audiovisual. A ideia partiu do desejo dos autores de transformar teorias da física em narrativas envolventes, incentivando os estudantes do ensino médio a produzirem vídeos que expliquem fenômenos, teorias e conceitos físicos de maneira criativa, usando uma linguagem envolvente para os jovens estudantes. Ao longo da oficina, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da produção audiovisual, como roteirização, filmagem e edição, além de explorar os fundamentos da Física. Os temas foram sugeridos para serem de livre escolha dos grupos, variando desde mecânica básica até física moderna, proporcionando liberdade criativa aos alunos. A metodologia é baseada no aprendizado ativo: em vez de apenas absorver a teoria, os participantes aplicarão seus conhecimentos na prática, desenvolvendo roteiros, gravando cenas e editando seus próprios vídeos, de forma que eles pensem na aplicabilidade dos mais diversos fenômenos científicos descritos pela Física. O objetivo é tornar a física mais atrativa e interativa, aproximando os alunos da ciência através da arte e, assim, promover o aprendizado da ciência de forma integralizadora. Além de estimular a criatividade, a oficina incentiva o trabalho em equipe, a comunicação científica e a capacidade de síntese. Essas são habilidades fundamentais para qualquer área do conhecimento. Como culminância, foi organizado uma mostra cinematográfica, com os vídeos produzidos, possibilitando aos alunos socializar seu trabalho e discutir os temas abordados com seus pares. Com essa iniciativa, pudemos demonstrar que a física nem sempre precisa ser abstrata, mas pode se tornar divertida e envolvente para todos quando unimos criatividade, metodologia e senso artístico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2493_TB3050_30102025232506.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO IGOR LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO IGOR" "autor_email" => "pedroigormause@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }