Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126244
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3051
    "inscrito_id" => 2992
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional dos professores, especialmente no ensino de Matemática, onde desafios como a desmotivação dos alunos, dificuldades de aprendizagem e mudanças metodológicas exigem um docente cada vez mais preparado. Nos últimos anos, as competências socioemocionais têm ganhado destaque na educação, uma vez que o equilíbrio emocional dos professores impacta diretamente sua prática pedagógica e o aprendizado dos estudantes. No entanto, muitos docentes enfrentam dificuldades para integrar essas competências ao ensino, seja pela falta de formação específica ou pelas condições adversas de trabalho. Este estudo, de caráter bibliográfico, fundamenta-se nas contribuições de Paulo Freire (2023), que defende a educação como um ato dialógico e libertador, António Nóvoa (2017), que ressalta a importância de um professor reflexivo e crítico, e Francisco Imbernón (2010), que discute a formação continuada como um processo que deve ir além do domínio técnico, incorporando aspectos sociais e emocionais da docência. A pesquisa investiga como a formação continuada tem abordado as competências socioemocionais e quais são os desafios e possibilidades de sua implementação no ensino de Matemática. Os resultados apontam que, apesar da crescente valorização dessas competências, há um déficit na formação de professores para o desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e autorregulação emocional. Conclui-se que a formação continuada deve ser repensada, ampliando seu enfoque para além das competências pedagógicas, promovendo uma prática docente mais humanizada e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2992_TB3051_23102025151903.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CACIA SIMONE ARRAES"
    "autor_nome_curto" => "CACIA"
    "autor_email" => "caciaarraes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126244
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3051
    "inscrito_id" => 2992
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional dos professores, especialmente no ensino de Matemática, onde desafios como a desmotivação dos alunos, dificuldades de aprendizagem e mudanças metodológicas exigem um docente cada vez mais preparado. Nos últimos anos, as competências socioemocionais têm ganhado destaque na educação, uma vez que o equilíbrio emocional dos professores impacta diretamente sua prática pedagógica e o aprendizado dos estudantes. No entanto, muitos docentes enfrentam dificuldades para integrar essas competências ao ensino, seja pela falta de formação específica ou pelas condições adversas de trabalho. Este estudo, de caráter bibliográfico, fundamenta-se nas contribuições de Paulo Freire (2023), que defende a educação como um ato dialógico e libertador, António Nóvoa (2017), que ressalta a importância de um professor reflexivo e crítico, e Francisco Imbernón (2010), que discute a formação continuada como um processo que deve ir além do domínio técnico, incorporando aspectos sociais e emocionais da docência. A pesquisa investiga como a formação continuada tem abordado as competências socioemocionais e quais são os desafios e possibilidades de sua implementação no ensino de Matemática. Os resultados apontam que, apesar da crescente valorização dessas competências, há um déficit na formação de professores para o desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e autorregulação emocional. Conclui-se que a formação continuada deve ser repensada, ampliando seu enfoque para além das competências pedagógicas, promovendo uma prática docente mais humanizada e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2992_TB3051_23102025151903.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CACIA SIMONE ARRAES"
    "autor_nome_curto" => "CACIA"
    "autor_email" => "caciaarraes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional dos professores, especialmente no ensino de Matemática, onde desafios como a desmotivação dos alunos, dificuldades de aprendizagem e mudanças metodológicas exigem um docente cada vez mais preparado. Nos últimos anos, as competências socioemocionais têm ganhado destaque na educação, uma vez que o equilíbrio emocional dos professores impacta diretamente sua prática pedagógica e o aprendizado dos estudantes. No entanto, muitos docentes enfrentam dificuldades para integrar essas competências ao ensino, seja pela falta de formação específica ou pelas condições adversas de trabalho. Este estudo, de caráter bibliográfico, fundamenta-se nas contribuições de Paulo Freire (2023), que defende a educação como um ato dialógico e libertador, António Nóvoa (2017), que ressalta a importância de um professor reflexivo e crítico, e Francisco Imbernón (2010), que discute a formação continuada como um processo que deve ir além do domínio técnico, incorporando aspectos sociais e emocionais da docência. A pesquisa investiga como a formação continuada tem abordado as competências socioemocionais e quais são os desafios e possibilidades de sua implementação no ensino de Matemática. Os resultados apontam que, apesar da crescente valorização dessas competências, há um déficit na formação de professores para o desenvolvimento de habilidades como empatia, resiliência e autorregulação emocional. Conclui-se que a formação continuada deve ser repensada, ampliando seu enfoque para além das competências pedagógicas, promovendo uma prática docente mais humanizada e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.