Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAR E ENSINAR; APRENDER E AVALIAR: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, discutindo concepções e metodologias sobre como avaliar o educando. Na contemporaneidade, a avaliação escolar ocupa um lugar de destaque nas relações entre profissionais da educação, pais e alunos, sendo fundamental tanto na perspectiva formativa quanto somativa. Diante das contradições e dos avanços tecnológicos presentes na sociedade, é essencial que a avaliação seja compreendida e utilizada como um instrumento de apoio ao ensino, e não apenas como um mecanismo de verificação ou punição do desempenho do aluno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, contemplando a visão de diversos autores sobre a avaliação educacional. Para isso, foram considerados teóricos como Freire (2016), Libâneo (1994), Luckesi (2001), Vasconcellos (2013), Larrosa (2018), além da legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (1996). A pesquisa evidencia a importância do professor como mediador do conhecimento e facilitador do aprendizado, sendo responsável por criar um ambiente de confiança e diálogo com os alunos. Assim, este estudo busca contribuir para a reflexão sobre a avaliação como um processo essencial para a construção do conhecimento e para o aprimoramento de práticas pedagógicas no contexto escolar.

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