AVALIAR E ENSINAR; APRENDER E AVALIAR: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126254 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3073 "inscrito_id" => 3374 "titulo" => "AVALIAR E ENSINAR; APRENDER E AVALIAR: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, discutindo concepções e metodologias sobre como avaliar o educando. Na contemporaneidade, a avaliação escolar ocupa um lugar de destaque nas relações entre profissionais da educação, pais e alunos, sendo fundamental tanto na perspectiva formativa quanto somativa. Diante das contradições e dos avanços tecnológicos presentes na sociedade, é essencial que a avaliação seja compreendida e utilizada como um instrumento de apoio ao ensino, e não apenas como um mecanismo de verificação ou punição do desempenho do aluno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, contemplando a visão de diversos autores sobre a avaliação educacional. Para isso, foram considerados teóricos como Freire (2016), Libâneo (1994), Luckesi (2001), Vasconcellos (2013), Larrosa (2018), além da legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (1996). A pesquisa evidencia a importância do professor como mediador do conhecimento e facilitador do aprendizado, sendo responsável por criar um ambiente de confiança e diálogo com os alunos. Assim, este estudo busca contribuir para a reflexão sobre a avaliação como um processo essencial para a construção do conhecimento e para o aprimoramento de práticas pedagógicas no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3374_TB3073_28102025204920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEZIA FERREIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "KEZIA Ferreira" "autor_email" => "kfbpassos@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126254 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3073 "inscrito_id" => 3374 "titulo" => "AVALIAR E ENSINAR; APRENDER E AVALIAR: A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, discutindo concepções e metodologias sobre como avaliar o educando. Na contemporaneidade, a avaliação escolar ocupa um lugar de destaque nas relações entre profissionais da educação, pais e alunos, sendo fundamental tanto na perspectiva formativa quanto somativa. Diante das contradições e dos avanços tecnológicos presentes na sociedade, é essencial que a avaliação seja compreendida e utilizada como um instrumento de apoio ao ensino, e não apenas como um mecanismo de verificação ou punição do desempenho do aluno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica, contemplando a visão de diversos autores sobre a avaliação educacional. Para isso, foram considerados teóricos como Freire (2016), Libâneo (1994), Luckesi (2001), Vasconcellos (2013), Larrosa (2018), além da legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (1996). A pesquisa evidencia a importância do professor como mediador do conhecimento e facilitador do aprendizado, sendo responsável por criar um ambiente de confiança e diálogo com os alunos. Assim, este estudo busca contribuir para a reflexão sobre a avaliação como um processo essencial para a construção do conhecimento e para o aprimoramento de práticas pedagógicas no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3374_TB3073_28102025204920.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEZIA FERREIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "KEZIA Ferreira" "autor_email" => "kfbpassos@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }