Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LOGÍSTICA, NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126265
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3103
    "inscrito_id" => 10021
    "titulo" => "IMPACTO DE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LOGÍSTICA, NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este estudo de caso investigou as barreiras no ensino de disciplinas técnicas na educação profissional, com foco no impacto das metodologias ativas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com uma turma do curso técnico em Administração, na qual os alunos foram desafiados a desenvolver um jogo educativo como ferramenta para ensinar os conceitos da disciplina de Logística. A pesquisa se fundamentou em teorias sobre o ensino de disciplinas técnicas e o uso de metodologias ativas, que enfatizam a aprendizagem prática e o engajamento ativo dos alunos no processo de ensino. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa do desenvolvimento do jogo, acompanhando o progresso dos alunos na aplicação dos conceitos de Logística, bem como acompanhando a evolução do seu envolvimento com a disciplina ao longo do processo. A análise foi realizada por meio de observações em sala de aula, entrevistas com os alunos e a avaliação do desempenho dos alunos durante a criação do jogo. Os resultados indicaram que a aplicação das metodologias ativas, como a criação de jogos educativos, teve um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes. Observe-se uma maior compreensão dos conceitos de Logística, além de um aumento significativo no engajamento e na motivação dos alunos em relação à disciplina. Este estudo de caso evidencia o potencial das metodologias ativas para superar barreiras tradicionais no ensino técnico e destaca sua eficácia no aprimoramento da educação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10021_TB3103_30102025232145.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE MOURA CASSIANO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaela.moura.700@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126265
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3103
    "inscrito_id" => 10021
    "titulo" => "IMPACTO DE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE LOGÍSTICA, NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este estudo de caso investigou as barreiras no ensino de disciplinas técnicas na educação profissional, com foco no impacto das metodologias ativas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com uma turma do curso técnico em Administração, na qual os alunos foram desafiados a desenvolver um jogo educativo como ferramenta para ensinar os conceitos da disciplina de Logística. A pesquisa se fundamentou em teorias sobre o ensino de disciplinas técnicas e o uso de metodologias ativas, que enfatizam a aprendizagem prática e o engajamento ativo dos alunos no processo de ensino. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa do desenvolvimento do jogo, acompanhando o progresso dos alunos na aplicação dos conceitos de Logística, bem como acompanhando a evolução do seu envolvimento com a disciplina ao longo do processo. A análise foi realizada por meio de observações em sala de aula, entrevistas com os alunos e a avaliação do desempenho dos alunos durante a criação do jogo. Os resultados indicaram que a aplicação das metodologias ativas, como a criação de jogos educativos, teve um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes. Observe-se uma maior compreensão dos conceitos de Logística, além de um aumento significativo no engajamento e na motivação dos alunos em relação à disciplina. Este estudo de caso evidencia o potencial das metodologias ativas para superar barreiras tradicionais no ensino técnico e destaca sua eficácia no aprimoramento da educação profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10021_TB3103_30102025232145.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE MOURA CASSIANO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA"
    "autor_email" => "rafaela.moura.700@ufrn.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo de caso investigou as barreiras no ensino de disciplinas técnicas na educação profissional, com foco no impacto das metodologias ativas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com uma turma do curso técnico em Administração, na qual os alunos foram desafiados a desenvolver um jogo educativo como ferramenta para ensinar os conceitos da disciplina de Logística. A pesquisa se fundamentou em teorias sobre o ensino de disciplinas técnicas e o uso de metodologias ativas, que enfatizam a aprendizagem prática e o engajamento ativo dos alunos no processo de ensino. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa do desenvolvimento do jogo, acompanhando o progresso dos alunos na aplicação dos conceitos de Logística, bem como acompanhando a evolução do seu envolvimento com a disciplina ao longo do processo. A análise foi realizada por meio de observações em sala de aula, entrevistas com os alunos e a avaliação do desempenho dos alunos durante a criação do jogo. Os resultados indicaram que a aplicação das metodologias ativas, como a criação de jogos educativos, teve um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes. Observe-se uma maior compreensão dos conceitos de Logística, além de um aumento significativo no engajamento e na motivação dos alunos em relação à disciplina. Este estudo de caso evidencia o potencial das metodologias ativas para superar barreiras tradicionais no ensino técnico e destaca sua eficácia no aprimoramento da educação profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.