Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO ACERCA DOS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DOS MOTIVOS DA AUSÊNCIA ESCOLAR NESSA ETAPA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Atualmente é quase impossível falar de infância e não pensar em cuidados, direitos da criança, respeito à infância, e de certa forma, também na Educação Infantil, contudo, nem sempre as coisas foram assim. Até antes do século XVI havia pouca (ou quase nenhuma) distinção entre uma criança e um adulto, sendo estas consideradas e representadas apenas adultos em miniaturas. E embora hoje haja um maior reconhecimento e cuidado com as particularidades da infância, ainda existem muitas crianças que são desassistidas e que tem seus direitos desrespeitados. Dito isto, a presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o novo sentimento de infância, sobre como essa nova compreensão em torno desse sujeito impacta e embasa a criação de leis e espaços voltados para as crianças e, além disso, refletir sobre como mesmo existindo leis e regulamentações que são suporte para uma infância mais respeitada e assistida, continuam havendo crianças que pelos mais diversos motivos tem um de seus direitos básicos negado: a educação. O interesse na temática surgiu a partir de algumas experiências particulares, onde pude presenciar pais e/ou responsáveis de crianças optando por não inseri-las em espaços de socialização infantil por diferentes motivos, que vão desde a incompreensão dessa fase escolar até a situações de ameaças de violência doméstica. Para desenvolver o presente texto, trago autores como Ariès (1981), Aranha (2006), Cartaxo (2011) e muitos outros, além de trazer para contribuir e enriquecer o diálogo dados presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e no Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo dessa pesquisa é, sobretudo, refletir sobre o impacto da educação infantil no desenvolvimento da criança e ponderar porque apesar de já haver dez anos que o PNE estabeleceu a meta de universalização da educação infantil, ainda há tantas crianças fora desse espaço.

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