"DESAFIOS E APRENDIZADOS NO PRIMEIRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA "
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A experiência permitiu a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos na Licenciatura em Matemática, evidenciando dificuldades no ensino tradicional da disciplina, caracterizado pela ausência de metodologias ativas e pouca interação dos estudantes. Para mitigar essas dificuldades, foram utilizadas metodologias ativas com o uso da tabela pitagórica\u{A0} e jogos “Trilha da Multiplicação”, com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, promovendo o desenvolvimento lógico-matemático e incentivando a\u{A0} colaboração entre os alunos. A análise dos resultados indicou que a utilização de abordagens lúdicas contribuiu para a melhoria do engajamento e do desempenho dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado mais participativo. Além disso, constatou-se com base em relatos da professora supervisora, uma redução na resistência dos alunos ao conteúdo matemático e um aumento na autoconfiança na resolução de problemas após os momentos de recomposição de aprendizagem. Apesar das limitações estruturais e da resistência inicial de alguns discentes, os avanços apresentados ressaltam a importância da diversificação das práticas pedagógicas e da adaptação das estratégias de ensino às necessidades individuais dos estudantes. Conclui-se que o uso de metodologias ativas, como o ensino lúdico, pode ser um recurso eficaz para tornar o ensino de matemática mais significativo, reforçando a necessidade de formação continuada de professores para a implementação de práticas inovadoras no ambiente escolar." 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