CONCEPÇÕES E CRENÇAS DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
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Diz respeito a uma investigação bibliográfica, exploratória e estudo de caso com abordagem qualitativa e, para alcançar o objetivo proposto, foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados, contendo questões abertas envolvendo quatro seções temáticas sobre avaliação da aprendizagem, dentre elas: Seção Conceitual, Procedimental/Prática, Atitudinal e Seção Opinião/sugestões. A análise dos dados, foi realziada utilizando a técnica de Análise de Conteudo, de Bardin (2011). Os resultados apontaram que a avaliação da aprendizagem é entendida pela maioria dos licenciandos como um processo de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Quanto às modalidades de avaliação, afirmaram que se tratava de etapas do processo de aprendizagem, envolvendo início, meio e fim, associadas a três modelos diferentes de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Quanto ao feedback, todos afirmaram que se tratava de algo importante para o processo avaliativo, embora nem todos tenham afirmado que recebiam algum feedback dos professores após serem avaliados. Outro ponto de destaque, foi que 75% dos licenciandos enfatizaram que os critérios avaliativos ficavam claros durante as apresentações dos seminários ou algo do gênero. Sobre as rubricas de avaliação, a maior parte confirmou que os professores já haviam utilizado alguma rubrica e que o seu uso contribuiu ao processo de aprendizagem. Em relação aos instrumentos avaliativos, as provas e os seminários eram os que geravam mais ansiedade, embora fossem os que mais motivavam-nos a estudar. Quanto à forma de avaliação mais eficaz, o seminário se mostrou como o mais citado, seguido da prova escrita, projetos e atividades práticas e júris simulados." 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