CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET E MARIA MONTESSORI PARA ENSINO DA MATEMÁTICA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES INVESTIGATIVAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126283 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3156 "inscrito_id" => 8587 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET E MARIA MONTESSORI PARA ENSINO DA MATEMÁTICA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES INVESTIGATIVAS." "resumo" => "O presente de trabalho tem como objetivo sistematizar as contribuições de Jean Willian Fritz Piaget e Maria Tecla Artemisia Montessori, para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se, de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica e documental. Autores como Piaget (1970), Montessori (1912), Pena (2021), Ruiz (2021), Rezende (2021), dentre outros subsidiaram o texto em estudo. Interroga-se: como as teorias de Jean Piaget e Maria Montessori tem contribuído para o ensino-aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tal resposta, as contribuições dos autores enfatizam o desenvolvimento cognitivo, defendendo o concreto e questionando o abstrato, destacando a aprendizagem ativa e sensorial, explorando, principalemente, a autonomia do aluno em questões de raciocínio lógicomatemático. Resultados parciais, mostram que a teoria piagetiana defende que o conhecimento matemático é construído através da interação do indivíduo com o meio. Piaget, argumenta em seus estudos, que a criança se desenvolve por meio de estágios, os quais são essenciais para o desenvolvimento do pensamento lógico e dos processos mentais, por meio da epistemologia genética. Já, a teoria montessoriana afirma que, para adquirir o conhecimento a criança necessitará de estímulos, e que a utilização de materiais concretos facilita seu desenvolvimento cognitivo e motor. Montessori, produziu diversos recursos didáticos, os quais facilitaram a compreensão de operações matemáticas, tornando o aprendizado significativo e desenvolvendo autonomia das crianças. Ambas as teorias são relevantes para o processo ensino-aprendizagem no campo da Educação Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8587_TB3156_30102025180114.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMELLY DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "EMELLY" "autor_email" => "emellycastro15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126283 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3156 "inscrito_id" => 8587 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET E MARIA MONTESSORI PARA ENSINO DA MATEMÁTICA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES INVESTIGATIVAS." "resumo" => "O presente de trabalho tem como objetivo sistematizar as contribuições de Jean Willian Fritz Piaget e Maria Tecla Artemisia Montessori, para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se, de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica e documental. Autores como Piaget (1970), Montessori (1912), Pena (2021), Ruiz (2021), Rezende (2021), dentre outros subsidiaram o texto em estudo. Interroga-se: como as teorias de Jean Piaget e Maria Montessori tem contribuído para o ensino-aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para tal resposta, as contribuições dos autores enfatizam o desenvolvimento cognitivo, defendendo o concreto e questionando o abstrato, destacando a aprendizagem ativa e sensorial, explorando, principalemente, a autonomia do aluno em questões de raciocínio lógicomatemático. Resultados parciais, mostram que a teoria piagetiana defende que o conhecimento matemático é construído através da interação do indivíduo com o meio. Piaget, argumenta em seus estudos, que a criança se desenvolve por meio de estágios, os quais são essenciais para o desenvolvimento do pensamento lógico e dos processos mentais, por meio da epistemologia genética. Já, a teoria montessoriana afirma que, para adquirir o conhecimento a criança necessitará de estímulos, e que a utilização de materiais concretos facilita seu desenvolvimento cognitivo e motor. Montessori, produziu diversos recursos didáticos, os quais facilitaram a compreensão de operações matemáticas, tornando o aprendizado significativo e desenvolvendo autonomia das crianças. Ambas as teorias são relevantes para o processo ensino-aprendizagem no campo da Educação Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8587_TB3156_30102025180114.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMELLY DE CASTRO SILVA" "autor_nome_curto" => "EMELLY" "autor_email" => "emellycastro15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }