Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERCURSO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: DA DESCONSIDERAÇÃO AO RECONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126290
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3169
    "inscrito_id" => 1618
    "titulo" => "O PERCURSO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: DA DESCONSIDERAÇÃO AO RECONHECIMENTO"
    "resumo" => "Este texto aborda as transformações históricas e sociais que despertaram os estudos sociológicos sobre a criança e a infância. Inicialmente houve um interesse entre as décadas de 1920 e 1930, com a Escola de Chicago e Mauss, conforme Trent (1987), mas esse foco se dissipou, sendo substituído por pesquisas baseadas na psicologia do desenvolvimento e no serviço social. Contudo, a SI-Sociologia da Infância se afirmou como um novo campo que revisou conceitos tradicionais da sociologia clássica, que havia se iniciado com os estudos historiográficos de Ariès (1973). Nas décadas de 1980 e 1990 a SI ressurgiu nos países anglo-saxônicos, com uma intensa atividade de cientistas sociais interessados pela infância, se reconhecendo o lugar das crianças no campo sociológico, principalmente nas perspectivas interacionistas, interpretativas e etnometodológicas. Nos países francófonos o ressurgimento ocorreu na década de 1990, destacando-se a visão da criança como ser social pleno e da infância como categoria social. Desenvolveu-se um diálogo com a historiografia, com a sociologia da família e a sociologia da educação, com foco no aluno. Progressivamente a concepção mudou, assumindo-se que previamente se deveria considerar a criança como ator social, para depois vê-la como aluno. É essa a ótica adotada por autores renomados da sociologia da infância contemporânea: Montandon, Sarmento, Sirota, Corsaro entre outros. A inclusão da criança e da infância na sociologia não ocorreu sem resistências, mas acabou se consolidando, influenciada por fatores como os movimentos identitários e mudanças nas percepções sobre direitos de minorias e defesa de subjetividades. A pesquisa sobre o tema nos mostrou que o reconhecimento da SI trouxe a legitimidade científica aos estudos sociológicos sobre criança e infância. Essa é uma tarefa social e educativa fundamental em meio às desigualdades e os complexos conflitos que trazem consigo o desafio atual de se analisar a condição social da infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1618_TB3169_30102025232257.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELE MARIA MARIANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELE MARIANO"
    "autor_email" => "isabelebela53@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126290
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3169
    "inscrito_id" => 1618
    "titulo" => "O PERCURSO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: DA DESCONSIDERAÇÃO AO RECONHECIMENTO"
    "resumo" => "Este texto aborda as transformações históricas e sociais que despertaram os estudos sociológicos sobre a criança e a infância. Inicialmente houve um interesse entre as décadas de 1920 e 1930, com a Escola de Chicago e Mauss, conforme Trent (1987), mas esse foco se dissipou, sendo substituído por pesquisas baseadas na psicologia do desenvolvimento e no serviço social. Contudo, a SI-Sociologia da Infância se afirmou como um novo campo que revisou conceitos tradicionais da sociologia clássica, que havia se iniciado com os estudos historiográficos de Ariès (1973). Nas décadas de 1980 e 1990 a SI ressurgiu nos países anglo-saxônicos, com uma intensa atividade de cientistas sociais interessados pela infância, se reconhecendo o lugar das crianças no campo sociológico, principalmente nas perspectivas interacionistas, interpretativas e etnometodológicas. Nos países francófonos o ressurgimento ocorreu na década de 1990, destacando-se a visão da criança como ser social pleno e da infância como categoria social. Desenvolveu-se um diálogo com a historiografia, com a sociologia da família e a sociologia da educação, com foco no aluno. Progressivamente a concepção mudou, assumindo-se que previamente se deveria considerar a criança como ator social, para depois vê-la como aluno. É essa a ótica adotada por autores renomados da sociologia da infância contemporânea: Montandon, Sarmento, Sirota, Corsaro entre outros. A inclusão da criança e da infância na sociologia não ocorreu sem resistências, mas acabou se consolidando, influenciada por fatores como os movimentos identitários e mudanças nas percepções sobre direitos de minorias e defesa de subjetividades. A pesquisa sobre o tema nos mostrou que o reconhecimento da SI trouxe a legitimidade científica aos estudos sociológicos sobre criança e infância. Essa é uma tarefa social e educativa fundamental em meio às desigualdades e os complexos conflitos que trazem consigo o desafio atual de se analisar a condição social da infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1618_TB3169_30102025232257.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELE MARIA MARIANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELE MARIANO"
    "autor_email" => "isabelebela53@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto aborda as transformações históricas e sociais que despertaram os estudos sociológicos sobre a criança e a infância. Inicialmente houve um interesse entre as décadas de 1920 e 1930, com a Escola de Chicago e Mauss, conforme Trent (1987), mas esse foco se dissipou, sendo substituído por pesquisas baseadas na psicologia do desenvolvimento e no serviço social. Contudo, a SI-Sociologia da Infância se afirmou como um novo campo que revisou conceitos tradicionais da sociologia clássica, que havia se iniciado com os estudos historiográficos de Ariès (1973). Nas décadas de 1980 e 1990 a SI ressurgiu nos países anglo-saxônicos, com uma intensa atividade de cientistas sociais interessados pela infância, se reconhecendo o lugar das crianças no campo sociológico, principalmente nas perspectivas interacionistas, interpretativas e etnometodológicas. Nos países francófonos o ressurgimento ocorreu na década de 1990, destacando-se a visão da criança como ser social pleno e da infância como categoria social. Desenvolveu-se um diálogo com a historiografia, com a sociologia da família e a sociologia da educação, com foco no aluno. Progressivamente a concepção mudou, assumindo-se que previamente se deveria considerar a criança como ator social, para depois vê-la como aluno. É essa a ótica adotada por autores renomados da sociologia da infância contemporânea: Montandon, Sarmento, Sirota, Corsaro entre outros. A inclusão da criança e da infância na sociologia não ocorreu sem resistências, mas acabou se consolidando, influenciada por fatores como os movimentos identitários e mudanças nas percepções sobre direitos de minorias e defesa de subjetividades. A pesquisa sobre o tema nos mostrou que o reconhecimento da SI trouxe a legitimidade científica aos estudos sociológicos sobre criança e infância. Essa é uma tarefa social e educativa fundamental em meio às desigualdades e os complexos conflitos que trazem consigo o desafio atual de se analisar a condição social da infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.