Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO, INFÂNCIAS DO CAMPO E SUAS RELAÇÕES: TECENDO VEREDAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como centralidade as questões de gênero e as infâncias do Campo, tecendo reflexões sobre as identidades de gênero para/na infâncias nos contextos educacionais das escolas do Campo. Seu objetivo é analisar as práticas que visibilizam e/ou invisibilizam as questões de gênero na/para as infâncias do Campo, e ainda refletir sobre ações/concepções da coordenação pedagogica de instituições infantis do Campo em relação as identidades de gênero. O referencial teórico adotado concentra-se em autoras/es que discorrem sobre a infâncias e identidade de gênero e suas implicações e relevância na/para a Educação do Campo e na Educação Infantil. Quanto ao método é uma pesquisa qualitativa e teve por procedimento as narrativas (auto)biográficas realizada com uma coordenadora pedagógica das instituições infantis do Campo de um município pertencente ao Território Piemonte Norte do Itapicuru no Semiárido Baiano. É notório, a preocupação da coordenadora em relação a formação das crianças, evidenciando a importância de trabalhar com/sobre o respeito e as diversas formas de ser e estar na sociedade, com ênfase nas diversidades presentes nos contextos escolares do Campo e os desafios que enfrentam com padrões construídos socialmente e culturalmente, na narrativa fica evidente que as crianças com processos subjetivos difentes ao imposto pela cisheteronormatividade em nossa sociedade passam por um silenciamento. No entanto, ficou perceptivel a necessidade de abrirmos novas veredas no que diz respeito às questões de gênero nas instituições de educação infantil do/no Campo, uma vez que estas assumem um papel importante na constituição identitária das crianças.

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