FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIDANDO COM O PROCESSO INCLUSIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PIRIPIRI - PIAUÍ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126296 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 10186 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIDANDO COM O PROCESSO INCLUSIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PIRIPIRI - PIAUÍ" "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar a formação de professores para lidar com o processo inclusivo na escola, compreender quais as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo de inclusão escolar a fim de que se tenha uma plena implementação da educação inclusiva. A escolha deste tema deu-se devido a observação de docentes em salas de aulas regular com crianças com necessidades especiais, a partir destas observações surgiu indagações sob a formação destes profissionais, se os mesmos encontram-se preparados para atender essa demanda. E para fundamentar esta pesquisa fez-se necessário o uso das teorias de PARIZZI(2000),Glat (2002), Nogueira (2002), Morejón (2001)e Mantoan (2009).Estes estudos possibilitam conhecer melhor esta realidade da educação inclusiva e a formação de docentes para lidarem com esta temática . A metodologia utilizada, é de caráter qualitativo, com aplicação de questionário sócio - educacional direcionado a professores de 02(duas) escolas da rede pública de ensino regular da cidade de Piripiri –Piauí, o estudo é colaborativo com o intuito de conhecer qual a realidade dos professores que lidam com a inclusão, e saber se os mesmos receberam qualificação adequada para o desempenho de seu papel, quais as inseguranças enfrentadas no dia a dia por estes profissionais, conhecer também o perfil do professor inclusivo. Palavras-chave: Escola regular. Formação de professor, Inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10186_TB3183_05112025143350.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA do Carmo" "autor_email" => "carminha863@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126296 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 10186 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIDANDO COM O PROCESSO INCLUSIVO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PIRIPIRI - PIAUÍ" "resumo" => "RESUMO Este trabalho tem por objetivo investigar a formação de professores para lidar com o processo inclusivo na escola, compreender quais as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes no processo de inclusão escolar a fim de que se tenha uma plena implementação da educação inclusiva. A escolha deste tema deu-se devido a observação de docentes em salas de aulas regular com crianças com necessidades especiais, a partir destas observações surgiu indagações sob a formação destes profissionais, se os mesmos encontram-se preparados para atender essa demanda. E para fundamentar esta pesquisa fez-se necessário o uso das teorias de PARIZZI(2000),Glat (2002), Nogueira (2002), Morejón (2001)e Mantoan (2009).Estes estudos possibilitam conhecer melhor esta realidade da educação inclusiva e a formação de docentes para lidarem com esta temática . A metodologia utilizada, é de caráter qualitativo, com aplicação de questionário sócio - educacional direcionado a professores de 02(duas) escolas da rede pública de ensino regular da cidade de Piripiri –Piauí, o estudo é colaborativo com o intuito de conhecer qual a realidade dos professores que lidam com a inclusão, e saber se os mesmos receberam qualificação adequada para o desempenho de seu papel, quais as inseguranças enfrentadas no dia a dia por estes profissionais, conhecer também o perfil do professor inclusivo. Palavras-chave: Escola regular. Formação de professor, Inclusão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10186_TB3183_05112025143350.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO CARMO SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA do Carmo" "autor_email" => "carminha863@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }