A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126305 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3201 "inscrito_id" => 3241 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este estudo investiga a importância da formação de professores para a promoção da educação inclusiva, abordando os desafios e estratégias para preparar os profissionais para lidar com a diversidade em sala de aula. A inclusão de alunos com deficiência exige uma mudança de paradigma na prática pedagógica, demandando professores aptos a adaptar o ensino e criar ambientes acolhedores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais, artigos científicos e livros, além de entrevistas com professores e gestores escolares. A formação inicial e continuada dos professores desempenha um papel crucial na construção de uma educação inclusiva de qualidade. É necessário que os cursos de formação abordem temas como legislação, políticas públicas, práticas pedagógicas inclusivas, tecnologias assistivas e comunicação alternativa. Além disso, é fundamental promover a troca de experiências entre os professores e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. No entanto, a formação de professores para a educação inclusiva enfrenta diversos desafios, como a falta de tempo e recursos, a resistência de alguns profissionais e a desarticulação entre a teoria e a prática. O estudo conclui que a formação de professores é um processo contínuo e complexo, que exige o compromisso de todos os atores envolvidos na educação. É necessário investir em políticas públicas que incentivem a formação de professores para a educação inclusiva, bem como em práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e promovam a aprendizagem de todos os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3241_TB3201_27102025200822.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYVISSON DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "DEYVISSON" "autor_email" => "deyvisson@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126305 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3201 "inscrito_id" => 3241 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "Este estudo investiga a importância da formação de professores para a promoção da educação inclusiva, abordando os desafios e estratégias para preparar os profissionais para lidar com a diversidade em sala de aula. A inclusão de alunos com deficiência exige uma mudança de paradigma na prática pedagógica, demandando professores aptos a adaptar o ensino e criar ambientes acolhedores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como métodos a revisão bibliográfica de documentos oficiais, artigos científicos e livros, além de entrevistas com professores e gestores escolares. A formação inicial e continuada dos professores desempenha um papel crucial na construção de uma educação inclusiva de qualidade. É necessário que os cursos de formação abordem temas como legislação, políticas públicas, práticas pedagógicas inclusivas, tecnologias assistivas e comunicação alternativa. Além disso, é fundamental promover a troca de experiências entre os professores e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. No entanto, a formação de professores para a educação inclusiva enfrenta diversos desafios, como a falta de tempo e recursos, a resistência de alguns profissionais e a desarticulação entre a teoria e a prática. O estudo conclui que a formação de professores é um processo contínuo e complexo, que exige o compromisso de todos os atores envolvidos na educação. É necessário investir em políticas públicas que incentivem a formação de professores para a educação inclusiva, bem como em práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e promovam a aprendizagem de todos os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3241_TB3201_27102025200822.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYVISSON DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "DEYVISSON" "autor_email" => "deyvisson@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }