INTERDISCIPLINARIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126310 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3216 "inscrito_id" => 7365 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "O presente trabalho investiga a prática da interdisciplinaridade no contexto escolar em tempo integral, com foco na análise do planejamento colaborativo entre docentes de diferentes áreas do conhecimento atuantes no ensino fundamental I. A pesquisa busca compreender como essa colaboração se concretiza na prática, identificando desafios e propondo estratégias para superá-los com base nas habilidades docentes dos educadores atuantes na unidade analisada. A metodologia adotada consiste em um estudo de caso qualitativo, realizado em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), uma escola da rede municipal de ensino em Abreu e Lima, Pernambuco, no período de 4 a 22 de novembro de 2024. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, abordando as perspectivas de 20 docentes de diversas áreas que atuam na formação de crianças do 1º ao 5º ano na instituição. A análise das concepções pedagógicas aponta a falta de tempo destinados a reuniões conjuntas e escassez de diálogos direcionados a construção de convergências como principais adversidades a promoção de práticas interdisciplinares, em contrapartida, espaços de diálogos onde práticas exitosas podem ser compartilhadas e adaptadas as realidades de cada sala de aula, emerge como a principal estratégia de superação aos desafios encontrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7365_TB3216_25102025173708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO BRENO DE MEDEIROS CARMO" "autor_nome_curto" => "T. Breno" "autor_email" => "professorthiagobreno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126310 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3216 "inscrito_id" => 7365 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE DOCENTE: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL" "resumo" => "O presente trabalho investiga a prática da interdisciplinaridade no contexto escolar em tempo integral, com foco na análise do planejamento colaborativo entre docentes de diferentes áreas do conhecimento atuantes no ensino fundamental I. A pesquisa busca compreender como essa colaboração se concretiza na prática, identificando desafios e propondo estratégias para superá-los com base nas habilidades docentes dos educadores atuantes na unidade analisada. A metodologia adotada consiste em um estudo de caso qualitativo, realizado em um Centro de Referência Integral de Ensino (CRIE), uma escola da rede municipal de ensino em Abreu e Lima, Pernambuco, no período de 4 a 22 de novembro de 2024. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, abordando as perspectivas de 20 docentes de diversas áreas que atuam na formação de crianças do 1º ao 5º ano na instituição. A análise das concepções pedagógicas aponta a falta de tempo destinados a reuniões conjuntas e escassez de diálogos direcionados a construção de convergências como principais adversidades a promoção de práticas interdisciplinares, em contrapartida, espaços de diálogos onde práticas exitosas podem ser compartilhadas e adaptadas as realidades de cada sala de aula, emerge como a principal estratégia de superação aos desafios encontrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7365_TB3216_25102025173708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO BRENO DE MEDEIROS CARMO" "autor_nome_curto" => "T. Breno" "autor_email" => "professorthiagobreno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }