EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DAS COP29 E COP30 NA FORMAÇÃO CIDADÃ E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA EM SANTOS DUMONT
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126322 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3240 "inscrito_id" => 8596 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DAS COP29 E COP30 NA FORMAÇÃO CIDADÃ E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA EM SANTOS DUMONT" "resumo" => "Este trabalho discute o papel do professor na disseminação do conhecimento, na promoção da preservação do meio ambiente e na formação cidadã. As conferências do clima representam uma oportunidade para promover reflexões sobre atitudes e ações sustentáveis. Desde 2021, uma das autoras utiliza as COPs (COP26) para enriquecer debates sobre preservação ambiental, aproveitando que a última unidade do livro didático de língua inglesa do nono ano aborda mudanças climáticas. Ao longo de sua trajetória na Escola Municipal Santos Dumont (Fortaleza-CE), essa professora ampliou sua abordagem, envolvendo mais colegas. Em 2023, uma professora professora parceira participou do Programa Professores Sem Fronteiras (PSF) na França, onde observou a importância dada à preservação ambiental. Com sua turma de quinto ano,a referida professora desenvolveu um projeto para concorrer ao selo ambiental da escola. Em 2024, mais cinco professores da escola foram selecionados para o PSF – quatro para a Irlanda e um para Portugal. Inspirada por essa experiência, a professora de inglês preparou um trabalho, voltado para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, sobre as COP29 (edição 2024 -Baku - Azerbajão) e COP30 (edição do ano corrente – Belém do Pará - Brasil) com alunos do nono ano. Na Irlanda e em Portugal, constatamos a valorização da sustentabilidade. Após o intercâmbio, elaboramos um novo projeto para o selo ambiental de 2024, aproveitando os conhecimentos adquiridos pelos alunos do nono ano, que atuaram como multiplicadores, ensinando os estudantes do quinto ano por meio da criação de folders explicativos. Os resultados indicam que, ao trabalhar com fatos e em equipe temas como a responsabilidade ambiental, os alunos demonstram maior interesse e participação, pois percebem a relevância do que estão estudando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8596_TB3240_30102025145733.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ONETE RAULINO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ONETE COSTA" "autor_email" => "onete.raulinoc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126322 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3240 "inscrito_id" => 8596 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: O PAPEL DAS COP29 E COP30 NA FORMAÇÃO CIDADÃ E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA EM SANTOS DUMONT" "resumo" => "Este trabalho discute o papel do professor na disseminação do conhecimento, na promoção da preservação do meio ambiente e na formação cidadã. As conferências do clima representam uma oportunidade para promover reflexões sobre atitudes e ações sustentáveis. Desde 2021, uma das autoras utiliza as COPs (COP26) para enriquecer debates sobre preservação ambiental, aproveitando que a última unidade do livro didático de língua inglesa do nono ano aborda mudanças climáticas. Ao longo de sua trajetória na Escola Municipal Santos Dumont (Fortaleza-CE), essa professora ampliou sua abordagem, envolvendo mais colegas. Em 2023, uma professora professora parceira participou do Programa Professores Sem Fronteiras (PSF) na França, onde observou a importância dada à preservação ambiental. Com sua turma de quinto ano,a referida professora desenvolveu um projeto para concorrer ao selo ambiental da escola. Em 2024, mais cinco professores da escola foram selecionados para o PSF – quatro para a Irlanda e um para Portugal. Inspirada por essa experiência, a professora de inglês preparou um trabalho, voltado para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, sobre as COP29 (edição 2024 -Baku - Azerbajão) e COP30 (edição do ano corrente – Belém do Pará - Brasil) com alunos do nono ano. Na Irlanda e em Portugal, constatamos a valorização da sustentabilidade. Após o intercâmbio, elaboramos um novo projeto para o selo ambiental de 2024, aproveitando os conhecimentos adquiridos pelos alunos do nono ano, que atuaram como multiplicadores, ensinando os estudantes do quinto ano por meio da criação de folders explicativos. Os resultados indicam que, ao trabalhar com fatos e em equipe temas como a responsabilidade ambiental, os alunos demonstram maior interesse e participação, pois percebem a relevância do que estão estudando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8596_TB3240_30102025145733.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ONETE RAULINO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ONETE COSTA" "autor_email" => "onete.raulinoc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }